quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Reflexologia dos pés



Hoje, a reflexologia dos pés foi redescoberta e está presente em todos os continentes, sendo uma ferramenta terapêutica muito utilizada para o equilíbrio energético do corpo e para o estímulo da autocura. No contexto da terapia em questão, a palavra “reflexo” é usada com o significado de reflexão de todo o corpo (cabeça, tórax, abdome, pélvis e membros) numa pequena tela que são os pés. Compreender a estrutura dos pés em relação à do corpo é de fundamental importância para a prática da reflexologia.


A terapia consiste na estimulação de pontos específicos durante uma massagem nos pés. Mas é bom destacar que a reflexoterapia não é simplesmente uma massagem relaxante nos pés. É muito mais do que isso. Usamos a massagem nos pés para prepará-los e relaxá-los para, em seguida, aplicar técnicas de pressão digitais específicas que levam estímulos a órgãos e partes do corpo. Tais reflexos, quando estimulados corretamente, podem exercer uma influência profunda na nossa saúde. Existe uma forte ligação entre a reflexologia e a acupuntura porque as duas são consideradas terapias de meridianos, pois mostram que linhas de energia ligam as mãos e os pés a diversas partes do corpo.


Tanto a acupuntura quanto a reflexologia consideram que a doença é causada por bloqueios e distúrbios nesses pontos energéticos e o tratamento permite o seu desbloqueio por meio de estimulação das técnicas específicas: a acupuntura com agulhas e a reflexologia com as mãos, através da técnica da pressão digital nos pés.

São vários os fatores de desequilíbrio que impedem ou dificultam a circulação da energia dentro do nosso corpo, como:

- doenças e sintomas, em geral;
- variações climáticas (calor, frio, secura, umidade, etc.);
- meio ambiente (radicais livres, poluição, etc.);
- problemas emocionais e psíquicos;
- alimentação inadequada e pobre em nutrientes: minerais, vitaminas, aminoácidos e ácidos graxos essenciais;
- falta de atividade física, etc.;
- vícios (álcool, fumo, drogas).

As técnicas de reflexologia quebram esses bloqueios, permitindo que a energia flua e restaure a ordem do corpo.Isso acontece porque no local do ponto-reflexo localizado nos pés, existe a condutância elétrica específica que leva nutriente, alimento e vida ao órgão, parte ou sistema do corpo vinculado ao ponto-reflexo.


É importante saber que o tratamento reflexológico faz-se a partir da compreensão do indivíduo na sua multidimensão – constituição, postura corporal, personalidade, estilo de vida, condições ambientais, qualidade de vida, queixas, sintomas e doenças. Os sinais de dor, formigamento, dormência, tensão, rigidez e depósitos de toxinas em determinado ponto-reflexo dos pés, podem ser indicadores de problemas e isso têm uma rica correlação com as queixas apresentadas pelo cliente.


A técnica aplicada num ponto-reflexo dos pés gera uma resposta que se espalha por todo o corpo. Quando os pontos reflexológicos são estimulados, produzem resultados altamente benéficos, podendo aliviar dores e até evitar e sanar desequilíbrios orgânicos. Em muitas partes do mundo, a reflexologia é um tratamento reconhecido e que se conjuga muito bem com os tratamentos tradicionais da medicina ocidental.


Este artigo foi escrito por Bernadete Lima, autora do livro Iniciação à Reflexologia Podal Energética, dedica-se a pesquisas e estudos sobre reflexologia, realizando palestras e cursos sobre o referido tema. Prestou residência em terapia holística no serviço públicode saúde, nas modalidades de Reflexologia e Terapia Ortomolecular em 9 de fevereiro de 2012 às 19:45, e está arquivado em Cursos e Eventos e Terapia Complementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário