sábado, 11 de fevereiro de 2012

Dicas de como tratar os pés para o carnaval



Carnaval é sinônimo de alegria, festa e muito samba no pé. Há que se aproveitar o reinado momesco, mas é preciso evitar os excessos. Muito se fala em alimentação equilibrada e hidratação adequada, mas aqueles que desfilam e saem em muitos blocos carnavalescos também devem ter cuidados com seus pés.

A podóloga Analice Klossoski, do Elle e Ella Coiffeur, em Copacabana, explica que pesquisas revelam que mais do que 70% da população mundial apresenta algum problema ou dor nos pés em alguma fase da vida. “Quando sadios, os pés garantem a sustentação e o deslocamento de nosso corpo, suportando cargas enormes durante toda a vida” explica a especialista lembrando que para enfrentar a folia eles precisam de cuidados especiais, já que não pararam um segundo quietos,diante de tanta festa e alegria.

Segundo a especialista, os cuidados devem começar alguns dias antes do carnaval com um bom corte de unhas e a retirada de toda a calosidade. “Recomendo que as pessoas hidratem os pés todos os dias, pois eles necessitam de umidificação para suportar a carga de tantos dias em pé no meio de bandas, bailes e folia” diz Analice, que dá dicas para os foliões que não querem sofrer com dores, bolhas e calos indesejáveis nos pés: .não cortar as unhas muito curtas . não retirar totalmente as cutículas das unhas .não lixar demais a sola dos pés .evitar sapatos apertados demais, eles podem aumentar a pressão nos pés .se for seguir blocos na avenida, prefira sapatos fechados, eles protegem de pedras, cacos de vidro e outros objetos que possam causar ferida, os fechados e sem salto são ideais .se é mulher e quer mostrar que tem samba nos pés, fuja dos sapatos sem salto, eles forçam a musculatura das pernas e podem causar fadiga muscular mais rapidamente, nesse caso o salto alto funciona como um suporte, as botas são mais recomendadas por se prenderem melhor aos pés .mas se você não tem samba nos pés, não fique parado, vendo o desfile passar, o movimento ajuda na circulação e evita edemas.

Analice Klossoski alega que o período de carnaval merece atenção especial porque muitas vezes o folião nem tem uma prática regular de atividade física e participa de vários blocos, dias seguidos, sobrecarregando os pés. “É preciso usar o calçado adequado e não exagerar. Se o folião sentir algum incômodo no pé, deve parar para descansar, se possível sentado, aliviando o peso sobre os pés. E se a dor persistir, um especialista deve ser consultado”, diz.

E depois do Carnaval? Depois de sambar em vários blocos, passar a noitada na Avenida ou mesmo brincar pelas ruas e bailes da cidade nas diversas opções de folia, nada melhor que dar aquele trato nos pés, que tanto sofreram no período momesco com pisões, inchaços,sujeira, calos, etc.

“Inicialmente a limpeza total é fundamental. Cortar novamente as unhas, limpá-las, retirar novamente toda calosidade e tratar áreas que por ventura foram feridas no decorrer da festa. Em casa, pode-se fazer um escalda- pés com água quente ou morna, para recuperá-los, podendo colocar algumas gotas de óleo de malaleuca, que tem ação antifúngica ou óleo de lavanda que é relaxante” aconselha Analice Klossoski.

Segundo ela, ficar com os pés pra cima, por alguns minutos ajuda a melhorar a circulação e que uma massagem (ou a reflexologia que é mais indicada) também alivia, principalmente se feita com hidratantes a base de menthol. “Se estiver com bolhas, o melhor é não furar, mas limpar o local. Caso a bolha esteja furada, limpe, mas não retire a pele que servirá como proteção para a região machucada” explica.

Os excessos sempre trazem dores nos pés, mas muitas pessoas preferem acreditar que se trata de uma simples conseqüência de um esforço maior e que logo essa dor desaparecerá. Mas não é bem assim. “Mesmo depois de todos os cuidados pós carnaval, se continuarem doendo ou incomodando ao pisar ou andar, um especialista deve ser procurado” finaliza a podóloga lembrando que os pés são o sustentáculo de nosso corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário