quinta-feira, 7 de julho de 2011

Liberando as tensões



Para aqueles que vivenciaram a experiência, massagem nos pés é muito bom. Quando a pressão é aplicada a vários pontos na sola do pé, parece que toda a tensão que se acumulou ali está sendo liberada; levando ao organismo uma sensação de alívio imediato.

A Reflexologia não é somente a massagem nos pés, é uma prática de cura, onde a pressão é aplicada a determinadas áreas dos pés, mãos e ouvidos – para trazer a cura para o corpo. Essas áreas são chamadas de zonas ou reflexos, o coração da reflexologia é a teoria de que cada zona ou reflexo corresponde a um determinado órgão do corpo.

A Reflexologia costumava ser conhecida como terapia de zona e alguns profissionais ainda fazem uso deste termo.

Os praticantes da reflexologia afirmam que os princípios da prática existe há cerca de cinco mil anos. Diz-se que existem provas arqueológicas que comprovam a prática de reflexologia, no Egito, China e Japão desde 2700 aC. A prática da reflexologia em si, porém, só veio ao mundo ocidental durante o século 19.

Como afirmado anteriormente, em reflexologia, acredita-se que o pé, mão e orelha são segmentadas em diferentes zonas ou reflexos e estas zonas correspondem a uma determinada parte do corpo. Acredita-se também que os pés e as mãos são muito sensíveis, como eles têm sensores de pressão que estão relacionados com o mecanismo de fuga ou luta do corpo. O fluxo de energia através do corpo podem ser bloqueadas nestas zonas, causando estresse e prejudicando o bom funcionamento de determinados órgãos do corpo. Quando os órgãos do corpo não conseguem fazer seu trabalho corretamente, as doenças se desenvolvem.

Como o corpo é dividido de acordo com a reflexologia?

* Pé esquerdo ou mão esquerda – o lado esquerdo do corpo
* Pé direito ou mão direita – o lado direito do corpo
* Interiores do pé / mão – a espinha
* lados exteriores de pé / mão – braços e ombros
* Os dedos do pé e dedos – cabeça e pescoço, bem como os órgãos no interior
* Os ossos longos dos pés / mãos (o arco) – cintura
* Área acima do arco e debaixo dos pés (a bola do pé) – entre órgãos da cintura e do pescoço (pulmões, coração, mama, fígado, estômago, etc)
* Espaço abaixo do arco (o calcanhar) – órgãos abaixo da cintura

Nenhum comentário:

Postar um comentário