quarta-feira, 20 de julho de 2011

O que é a reflexologia podal?





É o estudo dos pés como áreas de reflexo de todo o organismo, ela se baseia em um mapeamento feito a partir da sobreposição do corpo aos pés, obedecendo algumas correspondencias:


Zonas ou pontos dos pés e partes do corpo refletidas, Ex: Os artelhos parte do corpo correspondente: A cabeça, o detalhamento desse mapeamento da um ponto específico para cada órgão, víscera e glândula existente em cada região refletida totalizando 58 pontos.

Um pouco mais da história e da origem dessa maravilhosa técnica.

Quando paramos para pensar sobre os nossos pés, muitas vezes nos pegamos fazendo a mesma pergunta: Como estruturas relativamente tão pequenas, são capazes de suportar todo o peso do nosso corpo?
Se analizarmos a anatomia dos pés, veremos que, apesar de pequenos, a complexidade dessas estruturas justificam a sua nobreza de sustentar e movimentar todo o corpo.
Os povos do oriente foram mais longe, além de estudar acerca das funções anatômicas, eles também descobriram que os pés têm pontos de ligação com órgãos, vísceras e todas as partes que formam a estrutura corpórea, a partir daí,desenvolveram técnicas de massagens que foram largamente utilizadas com finalidades terapêuticas, o que pôde ser comprovado posteriormente através da descoberta de diversos registros dessas práticas.


Após muitos anos de esquecimento vários povos passaram a resgatar esses conhecimentos e a diferentes práticas de massagem, todas elas se fundamentam em um mapeamento muito similar dos pés, porém a forma e a sequência de manipulação dos pontos ganham características diversas de acordo com a região de origem da técnica.

As origens da reflexologia remontam a um tempo em que as técnicas de massagem eram amplamente reconhecidas pelos seus efeitos terapêuticos.
Apesar de não contarmos com datas exatas, as evidências mostram que a reflexologia podal foi utilizada pelos japoneses e pelos egípicios áh mais de cinco mil anos.

Após um longo período de esquecimento, diferentes civilizações resgataram essa técnica milenar e espalharam seus adeptos por todo o mundo.

Objetivos da reflexologia podal:

Sob a epiderme existem várias terminações nervosas, que fazem parte do sistema nervoso autônomo, elas recebem impulsos originados no interior do corpo, é desta forma que os estímulos exercidos nos pés chegam a todo o organismo, assim como os possíveis distúrbios internos podem ser detectados através da diagnose dos pés.

A reflexologia podal é uma técnica de massagem que, através da manipulação de pontos específicos, objetiva promover o equilibrio energético e metabólico do corpo.

A harmonia física, mental e emocional depende do perfeito fluir das energias yin e yang, qualquer desequilibrio entre essas energias manifesta-se ao longo de nosso corpo e são perceptíveis através do toque.


A reflexologia permite o diagnóstico energético através da análise dos pontos dos pés e oferece uma forma de intervenção para a prevenção e tratamento das disfunções energéticas, cabe lembrar que em como toda técnica oriunda da filosofia oriental, a reflexologia não se propõe a curar e sim a oferecer um instrumento para que o próprio organismo lance mão de recursos para agir a seu favor.


A manipulação ordenada dos pontos dos pés envia sinais ao sistema nervoso, que reflete ondas de relaxamento para todo o ser, o relaxamento do corpo leva ao relaxamento da mente e assim todas as funções humanas ganham condições para interagirem harmonicamente, aí está o principal objetivo da reflexologia podal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário