sábado, 30 de julho de 2011

Pés saudáveis

Pés em foco

Não se culpe se você nunca cuidou dos seus pés com o carinho que eles merecem. Afinal, ficam "guardados" o ano inteiro e parecem aceitar bem todo o tipo de desafio: saltos altíssimos, bicos finos, longas caminhadas, horas em pé... Mas não se iluda: depois de algum tempo, aparecem os calos, a pele resseca, a unha encrava, o joanete se acentua. E, para piorar, tudo dói. Veja como manter a saúde dos pés e andar sempre nas nuvens.

Pise firme

Os pés são uma das partes do corpo que mais acumulam tensão. Não é para menos: passam o dia todo carregando peso. Para a medicina oriental, o pé é a área de terminação dos feixes de energia que passam por todos os órgãos do corpo. Por isso, recorra à reflexoterapia. O efeito, além de relaxante e anti-estresse, equilibra todo o corpo.

Siga as pegadas

O podoterapeuta Luiz Pedreira, fundador da rede Spé, O Spa do Pé, especialista em reflexoterapia (massagem estimulante nos terminais meridianos dos pés), fala que um simples escalda-pés (não indicado para diabéticos) é capaz de milagres. "O calor da água puxa a circulação para os pés, o que ajuda a esfriar a cabeça ".

Quer relaxar?

Massageie toda a planta do pé, com pressão leve, com os dois polegares, dê pancadinhas sob o calcanhar, gire o pé para um lado e para o outro, separe e puxe cada dedo. Se, durante a massagem, você descobrir pontos mais doloridos (cristalizações meridianas), preste atenção. Pode ser um sinal de que algo não vai bem com alguma parte do seu corpo; é bom procurar um reflexoterapeuta. Para reequilibrar a energia de cada órgão é só pressionar continuamente os pontos doloridos, mas sem passar de 2 minutos.

Sem tempo para isso? Então pegue uma bolinha de tênis e gire-a sob cada pé enquanto assiste à televisão, fala ao telefone...

Pise bonito

Na hora de colocar aquele calçado maravilhoso, os pés têm de estar perfeitos. Alguns cuidados:

Pés úmidos - Estão mais sujeitos ao ataque de fungos, causadores de frieiras e micoses. Dê um chute na preguiça: seque bem os pés, aplique um talco e evite andar descalço em lugares públicos, para não correr riscos.

Pele seca - Pede uma hidratação reforçada. Uma vez por semana, após lavar e secar bem os pés, aplique um esfoliante, para remover as células mortas. Depois passe um hidratante, de preferência à base de uréia e óleo de gergelim. Para aumentar a absorção do creme, envolva os pés com uma toalha quente e deixe agir por 15 minutos. Mas se sua pele está tão ressecada que chegou a rachar, é hora de visitar um podólogo. Não custa lembrar: sapatos de salto alto e bico fino prejudicam a postura, provocam calos, acentuam os joanetes e devem ser evitados.

Siga as dicas do podoterapeuta Luiz Pedreira: Prefira saltos de dois ou três centímetros, sapatos leves e macios e com solado flexível. Use meias de algodão e, ao chegar em casa, descanse os pés. Coloque-os em uma bacia de água quente por 5 minutos. Passe-os para outra de água fria, por 30 segundos. Repita a imersão três vezes.

Calos - São uma resposta do organismo às agressões. O ideal é mudar para calçados adequados a seus pés. Não dá? Apele para os protetores de silicone, à venda na rede Spé, O Spa do Pé. Se o caso é grave, procure um podólogo formado.

Sapatos apertados - Também provocam o encravamento das unhas. Evite deixá-las compridas e arredondas nas laterais, siga a anatomia dos dedos. E nunca retire as cutículas dos pés e das mãos, elas protegem contra a entrada de fungos e bactérias que dão origem a doenças por todo o organismo. Em todo mundo, exceto no Brasil, o profissional que as retire está sujeito até a prisão por crime contra a saúde. O truque, quanto à estética, é empurrá-las, retirar a pele morta, lixar e hidratar.

Joanetes - São um caso para seu ortopedista resolver. Só ele pode determinar as causas do problema e indicar o tratamento adequado.

Micose - Cuide-se, porque o tratamento costuma ser demorado (às vezes mais de seis meses). Normalmente são provocadas por fungos, como Pé-de-atleta, (mais conhecido como frieira). Os sintomas mais comuns são: coceiras, unhas esbranquiçadas, deformadas e até descoladas dos dedos, e descamação na planta dos pés. Se não chegou ainda a esse ponto, não facilite: enxugue bem os pés depois do banho. Um truque é aproveitar o secador de cabelos para eliminar toda a umidade entre os dedos.

Unha encravada - Não mexa até procurar um podólogo. Cortada de forma correta, com uso de instrumental cirúrgico e produtos antiinflamatórios, quando necessário, a unha pode voltar ao normal em cerca de seis meses, utilizando-se o "Clip System", sistema de tração com Fibra de Memória Molecular, disponível na rede Spé, O Spa do Pé.

Rachaduras - Além de serem sinal de desleixo, podem virar porta de entrada para fungos e bactérias. O quadro pode ser revertido com hidratação intensa.

Descamação - Se ocorre no meio da planta dos pés, provavelmente a pele pode estar contaminada por fungos. No caso, procure um dermatologista. Mas se a pele estiver descamando no local onde há atrito com o sapato, a solução é usar um modelo de calçado mais adequado, lixar ou esfoliar levemente os pés e não relaxar na hidratação, que acaba com o ressecamento.

Bromidrose (chulé) - Fique tranqüilo, diferente do que todo mundo pensa, aquele cheiro insuportável não tem origem nos seus pés, mas é fruto de um descuido na higiene de pés e calçados. O odor é provocado pela decomposição de peles mortas, originadas do exercício mecânico do caminhar. Para evitar e tratar é só utilizar meias de algodão, palmilhas protetoras para calçado e alternar os sapatos a cada uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário