domingo, 3 de julho de 2011

O equilíbrio está na planta dos seus pés



Massagear pontos específicos dos pés pode ser um complemento eficaz para o organismo. Entenda o que a reflexologia pode fazer pela sua saúde

A gerente de RH Andréia Tavares, 32 anos, é corredora há cinco anos. No início de 2010, após um treino longo de cerca de 30k, sentiu os músculos da coxa “puxando”. No dia seguinte, a dor se intensificou, somada a um inchaço na perna. Foi aconselhada a fazer massagens nos pés: a tal da reflexoterapia. Durante o tratamento, quando o terapeuta os apertava, sentia uma dor no local, seguida de queimação na coxa. Após duas semanas de sessões diárias, Andréia voltou a correr sem dor, e revigorada.

Como um toque nos pés pode tratar uma lesão na coxa? Aí está o segredo da reflexologia, uma massagem no­s pés que, além de relaxante, é uma aliada no tratamento de doenças e desequilíbrios no organismo.“Ela fun­ciona como complemento de outros tratamentos, isso porque os pés pos­suem pontos reflexos na sola, nos dedos e na parte superior, que correspondem a determinados órgãos e sistemas do corpo”, explica Camila Luisa Sa­­to, fisioterapeuta formada pela Unesp e especialista em terapias manuais.

Quando um terapeuta pressiona uma região específica, atinge justamente a região problemática. “Por exemplo, há um ponto nos dedos dos pés que é ligado à cabeça. Com a massagem no local, é possível reduzir crises de dor de cabeça”, acrescenta.

Há indícios de que a terapia manual já era praticada na China e no Japão por volta do ano de 3 000 aC. No Egito, foram encontrados desenhos com indicações de toques. Também há registros sobre a prática no livro Yellow Emperors Classic of Internal Medicine, no capítulo chamado “Exame Foot Method”, que liga a vitalidade aos pontos reflexos. Mas foi só no início do século 20 que ela passou a ser difundida no Ocidente.

Segundo Camila, a terapia vem sendo reinventada de tempos em tem­pos. E hoje ela se presta ao tratamento de ansiedade a dores na coluna e doenças cardiovasculares.

Alessandro Martins Luccas, professor de reflexologia podal da Escola Técnica Senac, afirma que o estímulo da terapia manual é capaz de aliviar do­res e fadiga, além de promover o au­mento da imunidade, devido à desintoxicação do organismo e melhora na absorção dos nutrientes, já que a te­rapia faz o sangue circular melhor, re­novando os líquidos celulares, principalmente os responsáveis pelas defesas do corpo. “Se existe um problema na coluna devido a uma má postu­ra, a reflexologia gera um alívio. A solução do problema se dará com o tratamento para corrigir a postura, mas como a reflexologia é uma terapia holística, isto é, que envolve o corpo e a mente, ela também ajuda no bem-estar e na recuperação”, diz o professor.

No ponto
Osni Tadeu Lourenço, presidente-fundador da Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias Afins, esclarece o mecanismo da reflexologia.“Ao estimular pontos específicos dos pés, mandamos informações ao cérebro por meio de terminações nervosas, pa­ra que ele corrija possíveis desajustes no corpo”.

De acordo com Lourenço, existem ple­xos nervosos nos pés que ligam es­sas extremidades a órgãos e ao sis­tema nervoso. Forma-se, assim, uma espécie de “rede elétrica” no corpo através da qual os impulsos são distribuídos. “Quando um órgão não funciona adequadamente, envia impulsos elétricos ao cérebro, e esse para os pés. Essas descargas geram um aumento da pressão capilar, que após um tempo geram bolhas, o que impede a boa circulação e a comunicação do sistema nervoso”, afirma Lourenço. Por meio dos estímulos manuais, as bolhas se espalham, o que reativa as comunicações ner­vosas que não eram suficientes. “Essa é causa das dores que ocorrem nos pontos reflexos durante as sessões”.

Com o tratamento, as descargas elétricas desaparecem, o sangue naquele local se espalha e, por um processo de absorção natural, que envolve o sistema linfático e o circulatório, as pressões sobre os terminais nervosos acabam por se normalizar e retomar a perfeita comunicação nervosa entre o cérebro, o ponto reflexo e o órgão comprometido. Logo, as dores nos pés durante as sessões desaparecem, sinal de que o corpo está se recuperando.

Os pés falam
Lourenço entende os pés como “espelhos” do que acontece no organismo. Segundo ele, também é possível interpretar a personalidade dos pacientes por meio dos dedos dos pés. “Essa técnica também ajuda no tratamento de doenças. Afinal, muitas pessoas sofrem de ansiedade, ou sofreram traumas, e desenvolvem doenças por conta disso.”

Indicações para aderir à reflexologia:
› TPM
› Sinusite
› Anemia
› Lesões causadas por excesso de treinamento
› Hipertensão
› Enxaqueca
› Problemas renais
› Gastrite e úlceras
› Para o bem-estar durante a gravidez
› Tendinites e bursites

Quando você procurar o tratamento, o terapeuta irá avaliar a quantidade de sessões necessárias, que pode variar de duas vezes por semana a uma por mês, para manutenção. Segundo Luccas, a reflexologia gera bons resultados no tratamento de pro­blemas no joelho, no quadril e nos pés, assim como auxilia no tratamento da fasciíte plantar e contusões. Além disso, gera alívio imediato de dores, relaxa e melhora a circu­la­ção. “A terapia é bastante eficaz para quem exerce esforços repetitivos e tende a ter fadiga em uma determinada parte do corpo”, conclui.

Fonte: sport life

Nenhum comentário:

Postar um comentário