quinta-feira, 14 de julho de 2011

A Reflexologia Podal é um método terapêutico


A Reflexologia Podal é um método terapêutico holístico. Ela consiste em pressionar e massagear os pontos dos reflexos nos pés. No Contexto da Reflexologia, o termo "reflexo" é usado no sentido de refletir. Esses reflexos são encontrados na sola dos pés.

Eles funcionam como pequenos "espelhos" que refletem o organismo inteiro. Esta forma de tratamento por meio dos pontos de pressão é conhecida na Índia e na China há mais de 5000 anos.
A Reflexologia ensina que existe uma energia vital que circula pelos órgãos do corpo. Esta energia permeia todas as células e tecidos. Quando esta energia fica bloqueada, a parte do corpo correspondente ao bloqueio é afetada. Os bloqueios de energia no corpo podem refletir em uma zona, ou várias zonas refletoras. Quando utilizamos técnicas específicas de pressão, detectamos os bloqueios. Esses bloqueios correspondem a parte do corpo que está em desequilíbrio. Eles são identificados através da sensação de dor. São identificados também através da presença de "áreas granulosas" conhecidas como depósitos de cristais.

A Reflexologia é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica que conquistou um lugar de destaque no campo da medicina complementar. Ela é uma ciência porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico, e é também uma arte porque muita coisa depende da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento e da dinâmica que ocorre entre o clínico e o beneficiário.

Os reflexologistas não isolam uma doença pra tratar os seus sintomas nem atuam especificamente sobre um órgão ou sistema; em vez disso, eles tratam a pessoa inteira com o objetivo de induzir um estado de equilíbrio e harmonia. A arte da massagem reflexa dos pés não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com a massagem do corpo de maneira geral Ela é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostas num arranjo similar ao dos pés.

O corpo é um campo de energia dinâmico. Os chineses descobriram que essa energia - C'hi - circula ao longo de 12 meridianos que existem dentro do corpo. A teoria de que alguma forma de energia anima o corpo agora está sendo mais amplamente reconhecida.

As origens da Reflexologia remontam à antiguidade, quando as terapias de pressão eram reconhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica. Embora não se saiba ao certo quando e como isso começou, as evidências indicam que a massagem terapêutica nos pés tem sido praticada por diversas culturas ao longo da história. De acordo com uma teoria que goza de larga aceitação a Reflexologia nasceu na China há 5.000 anos.

Não pode haver muitas dúvidas em relação à existência e uma forte ligação entre a Reflexologia e a acupuntura. Elas certamente se baseiam em idéias semelhantes. Ambas são consideradas terapias de meridianos na medida em que propõem a idéia de que linhas de energia ligam as mãos e os pés à diversa parte do corpo. Isso permite que todo o corpo seja tratado quando se trabalham as áreas reflexas.

A Reflexologia obviamente tem alguma relação com a acupuntura, o shiatsu e a acupressão. Segundo a acupuntura, o corpo tem doze pares de meridianos e dois meridianos especiais conhecidos como vasos. Juntos eles constituem o sistema de energia do corpo, cuja função é manter a saúde da pessoa. Esses meridianos são caminhos por meio dos quais a energia do universo circula através dos órgãos e mantém o universo e o corpo em harmonia.

Todas as sessões são diferentes. O Cliente é testado e seus desequilíbrios energéticos são identificados e restabelecidos à medida que a terapeuta os encontra através dos toques nos pontos reflexos lógicos situados nos pés.

O ambiente é preparado com luz, Aroma terapia e Musicoterapia podendo-se utilizar a entonação de som New Age, Mantras ou Cantos Gregorianos de acordo com a necessidade de cada um.

A Técnica, que é extremamente relaxante, libera toxinas do organismo, equilibra e fortalece a pessoa que a recebe para um cotidiano mais ameno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário