quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

REFLEXOLOGIA APLICADA


Você conhece a reflexologia? Reflexologia é a técnica que estimula determinados pontos nos pés através de massagem. Essas áreas estão relacionadas com outras regiões do corpo, que empreendem as chamadas áreas reflexas. Essa técnica de massagem pode ser utilizada em tratamentos de doenças físicas e psicológicas. Isso ocorre, segundo a massoterapeuta do Zahra Spa & Estética, Thabata Martins, porque o pé é a região mais acessível ao toque e com maior acúmulo energético do corpo. “A técnica trabalha em cima de pontos reflexos nos pés que correspondem cada órgão, glândula e estrutura do corpo. 

Conforme os pontos vão se libertando das toxinas, acontece um processo de limpeza e redução da tensão nas diversas áreas do corpo, que reativa a sensação de relaxamento”, explica a especialista.Para maximizar e melhorar ainda mais os efeitos da terapia, Thabata recomenda um escalda-pés antes de iniciar a massagem terapêutica. “O escalda-pés é excelente para revigorar o ânimo e deixar os pés relaxados. E isso garante mais eficácia à reflexologia, melhorando os resultados obtidos”, destaca a massoterapeuta. Além disso, é importante saber que a terapeuta deve analisar o histórico e os hábitos de vida do paciente antes de iniciar a sessão. Assim, ela irá identificar quais pontos são prioridade. A sessão dura geralmente 60 minutos e, para surtir efeito notável, deve ser semanal. “A técnica pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade: bebês, idosos, grávidas e pacientes oncológicos aliviando dores e tensões”, ressaltam a especialista. A massagem é indolor, mas pode incomodar em determinados pontos.

Aliviando os sintomas

A massagem deve ser feita com o uso de óleos, álcool ou líquido antisséptico. O massoterapeuta deve pressionar os pontos do pé de forma equilibrada (sem força ou suave demais), pois o paciente precisa sentir o toque.

Os principais benefícios da reflexologia.

Diminui o efeito do estresse
Estimula o sistema imunológico
Alivia a dor
Melhora a circulação
Agiliza o processo intestinal
Elimina detritos orgânicos
Livra o corpo de toxinas
Estimula os nervos
Promove relaxamento geral
Ajuda na recuperação pós-cirúrgica, diminuindo a dor e acelerando a cura
Combate infecções causadas por fungos
Cura dores, depressão, fadiga e insônia.

ABRAMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário