segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Reflexologia para câncer de mama



Além de relaxar, a reflexologia, massagem de pontos nos pés equivalentes a nossos órgãos, reduziria os sintomas do câncer de mama, melhorando a qualidade de vida de quem luta contra a doença. É o que constata uma pesquisa da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. 
Com o auxílio de um massageador eletrônico, para garantir que a pressão empregada fosse sempre a mesma, mulheres submetidas à quimioterapia receberam o estímulo em sete pontos da sola, além de um na parte superior da base dos dedos e outro no tornozelo. Após as sessões, as pacientes tiveram menos falta de ar, comum a quem trata o tumor. 
E, segundo Gwen Wyatt, professora responsável pelo projeto, ao respirar melhor, as voluntárias conseguiram realizar atividades como tomar banho, se vestir, subir escadas e caminhar sem o mal-estar de quem está passando pelo problema.
Mas a especialista faz questão de esclarecer: a reflexologia não diminuiu a náusea, a dor, a  ansiedade ou a depressão. E ainda não há comprovação de sucesso para outros tipos de câncer.

fonte: revista saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário