quinta-feira, 28 de abril de 2011

Reflexologia : uma melhor saúde


Cada órgão, glândula e estrutura do corpo estão representados na planta dos pés; por meio do estímulo de pontos específicos, essa técnica milenar ajuda o organismo a combater disfunções, melhorar a saúde


Mais que uma massagem relaxante nos pés, a reflexologia podal é uma terapia não invasiva que pode beneficiar e promover o bem-estar de pessoas de todas as idades. A técnica milenar, que consiste no estímulo de pontos específicos correspondentes a cada parte do corpo, libera tensão e ajuda o organismo a combater inúmeras disfunções, melhorando a saúde e trazendo conforto físico e mental.


A reflexologia podal tem efeitos mecânicos e bioquímicos. O primeiro diz respeito à mobilização de diversas camadas do tecido conjuntivo dos pés. O segundo é referente à liberação de substâncias como a histamina, que é vasodilatadora e melhora a circulação; a prostaglandina, mediadora de inflamação; além de endorfinas e serotonina, analgésicos naturais do corpo.


Já os efeitos reflexos são responsáveis pela inibição da dor em todo o corpo e a regulação do tônus. A massagem terapêutica nos pés diminui os hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol. Isso resulta na melhora da imunidade e acelera o processo de cicatrização.


Ao massagear pontos específicos dos pés é possível fazer pequenos diagnósticos. Quando tocamos na região que corresponde ao intestino, conseguimos identificar uma prisão de ventre. Isso porque o reflexo de determinada parte do corpo nos pés fica mais sensível e dolorido.


A massagem, desfaz os nódulos e devolve alívio ao paciente. Acostumado a frequentar centros de podologia para tratar unhas encravadas, o empresário, Carlos Alberto da Silva Braga, de 45 anos, foi apresentado à técnica há quatro anos. “Me interessei, fiz um teste e gostei”. Ele garante que a massagem alivia o estresse e a tensão do dia a dia. Quando está com algum problema físico, Braga afirma que a manipulação dos pontos dos pés é um pouco dolorida, mas assim que os nódulos são eliminados a sensação é de conforto e relaxamento. “Já cheguei a dormir numa sessão”, confessa.


O profissional age como mediador no processo de prevenção e autocura de diversos distúrbios. O ideal seria massagear os pés ao menos uma vez por semana.


A reflexologia é indicada para a melhora de tensão pré-menstrual (TPM), cefaléias, problemas gastrointestinais, cólicas menstruais, gastrite, doenças do aparelho locomotor como lombalgia, cervicalgia e lesão por esforço repetitivo (LER), entre outras.


Homens procuram mais a técnica milenar: Profissionais da área contam que os homens são os que mais procuram a terapia. “Atendo muitos executivos”, diz a terapeuta Marcia Morita. O administrador de empresas, Fernando Colangelo Bertasi, 42 anos, sempre cuidou e estudou muito sobre pés. “Sofro com problema de unha encravada desde os 23 anos”, confessa. Nas várias visitas a podólogos, encontrou na massagem uma forma de melhorar não só este problema, mas a saúde do corpo todo.


Bertasi fez cirurgia bariátrica e emagreceu 60 quilos em um ano e meio. Por conta disso, passou a ter disfunções no sistema digestivo. “Fazia reflexologia com foco nos pontos relativos ao fígado e sentia sensível melhora”, conta. Ele garante que a massagem nos pés alivia o estresse. “Gosto da sensação de relaxamento”.


No entanto, a reflexologia podal é uma excelente alternativa também para mulheres, principalmente as que usam salto alto. Os estímulos melhoram a sustentação dos pés. A massagem relaxa o arco longitudinal plantar, que normalmente é muito tenso, especialmente em quem usa sapatos altos e apertados.


Nem tudo são benefícios: Apesar dos inúmeros benefícios para a mente, corpo e espírito, a reflexologia podal tem algumas contraindicações. A massagem nos pés não é indicada para pessoas com inflamações agudas no sistema venoso e linfático, porque pode desencadear embolia. Quem sofre de psicose, esquizofrenia e doenças infecciosas também não deve optar pela terapia. Não é indicado em casos de febre alta e primeiros meses de gravidez, porque pode elevar a pressão.


Calor estimula pontos como o do rim.


O ambiente é preparado para que o paciente se sinta relaxado e a vontade. Antes da massagem é feita uma limpeza nos pés. A pessoa descansa em uma cadeira confortável. Usa óleo para que as mãos deslizem melhor. A sessão de reflexologia pode começar com 15 minutos de escalda-pés em água com temperatura de até 40º C. O aquecimento estimula importantes fontes de energia como o R1, primeiro ponto do rim, localizado na planta do pé. Depois é feito o diagnóstico de zonas sobrecarregadas de tensão e dor.


Sem spa, automassagem funciona


Para quem não tem tempo ou dinheiro para frequentar um spa a dica é fazer automassagem. É recomendado, primeiro, um escalda-pés para relaxar. Depois, de forma intuitiva, é preciso pressionar cada região do pé, inclusive a dorsal, insistindo nos pontos de maior sensibilidade. Para estes lugares específicos, a massagem deve ser feita com movimentos circulares do polegar até que a dor suavize. As pessoas precisam se educar em relação a tratamentos preventivos, a fim de evitar doenças e otimizar condições de saúde e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário