quinta-feira, 14 de abril de 2011

Reflexos e zonas reflexas

Para aqueles que vivenciaram a experiência, massagem nos pés é muito bom. Quando a pressão é aplicada a vários pontos na sola do pé, parece que toda a tensão que se acumulou ali está sendo liberada; levando ao organismo uma sensação de alívio imediato.

A Reflexologia não é somente a massagem nos pés, é uma prática de cura, onde a pressão é aplicada a determinadas áreas dos pés, mãos e ouvidos – para trazer a cura para o corpo. Essas áreas são chamadas de zonas ou reflexos, o coração da reflexologia é a teoria de que cada zona ou reflexo corresponde a um determinado órgão do corpo.

A Reflexologia costumava ser conhecida como terapia de zona e alguns profissionais ainda fazem uso deste termo. Como afirmado anteriormente, em reflexologia, acredita-se que o pé, mão e orelha são segmentadas em diferentes zonas ou reflexos e estas zonas correspondem a uma determinada parte do corpo.

Acredita-se também que os pés e as mãos são muito sensíveis, como eles têm sensores de pressão que estão relacionados com o mecanismo de fuga ou luta do corpo. O fluxo de energia através do corpo podem ser bloqueadas nestas zonas, causando estresse e prejudicando o bom funcionamento de determinados órgãos do corpo.

Quando os órgãos do corpo não conseguem fazer seu trabalho corretamente, as doenças se desenvolvem.

Como o corpo é dividido de acordo com a reflexologia?

* Pé esquerdo ou mão esquerda – o lado esquerdo do corpo

* Pé direito ou mão direita – o lado direito do corpo

* Interiores do pé / mão – a espinha

* lados exteriores de pé / mão – braços e ombros

* Os dedos do pé e dedos – cabeça e pescoço, bem como os órgãos no interior * Os ossos longos dos pés / mãos (o arco) – cintura

* Área acima do arco e debaixo dos pés (a bola do pé) – entre órgãos da cintura e do pescoço (pulmões, coração, mama, fígado, estômago, etc)

* Espaço abaixo do arco (o calcanhar) – órgãos abaixo da cintura

Nenhum comentário:

Postar um comentário