segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Breve História da Reflexologia

A Reflexologia surgiu na China há mais de 5000 anos, dentro de um contexto único de busca do equilíbrio integral, “holístico”, completamente diferente do que é conhecido hoje no Ocidente e no Brasil principalmente.Essa técnica natural de harmonia pelos reflexos, baseada no desenho imaginário do corpo nos pés passou a ser mais conhecida no Ocidente depois da publicação do livro “História que os pés contam através da reflexologia”, de Eunice D. Ingham, que mais tarde passou a ser conhecido como o “método Ingham”. Para a cultura milenar chinesa, os pés refletem todos os órgãos e sistemas do corpo humano, de forma que através da Reflexologia Podal é possível harmonizar o corpo e como conseqüência a mente.

A Reflexologia Podal é uma das ramificações da Medicina Tradicional Chinesa (TMC) e está baseada na divisão do corpo humano em meridianos, os chamados Rios do Chi . Como uma rede telefônica, os meridianos estão atrelados a todos os sistemas do corpo como mantenedores do energia vital, Chi. Os desequilíbrios se estabelecem quando há bloqueios à circulação harmônica da energia vital. Com o andamento da terapia acontece a limpeza e a desobstrução dos canais, fazendo com que a pessoa volte ao estado harmônico e saudável. De acordo com a professora Bernadete Lima, em seu livro Iniciação à Reflexologia Podal Energética, “A energia Chi flui no organismo através de cinco níveis de profundidade conhecidos, a saber:

1 – Mais profundo, localiza-se dentro dos ossos/medula óssea;
2 – Localiza-se nos músculos;
3 - Localiza-se nos vasos sanguíneos e linfáticos;
4 – Localiza-se na gordura/região subcutânea;
5 – Localiza-se na superfície da pele, contínuo com a aura do corpo”.

Como se dá o bloqueio nesses níveis? Pelo estilo de vida que a pessoa leva, pelo meio- ambiente onde vive e trabalho ou simplesmente onde passa a maior parte do tempo, pela herança genética e acima de tudo pelos maus hábitos (vícios, compulsão alimentar, etc). Muita gente não dá muita atenção aos pés mas são neles que nascem o três meridianos Yin responsáveis pelo baço-pâncreas, fígado e rim e terminam os três meridianos Yang responsáveis pela bexiga, vesícula biliar e estômago. Na Reflexologia Podal utiliza-se a aplicação digital nos pontos-reflexos do mapa do pé, ou acupressura.

Qualquer pessoa pode se submeter a essa terapia, que pode ser um excelente coadjuvante nos tratamentos médicos tradicionais ocidentais, com seus medicamentos cheios de contra-indicações. O tratamento mínimo ideal é de 10 sessões.

Alguns benefícios da Reflexologia Podal: relaxa os tecidos, músculos, tendões, nervos, facilitando o fluxo energético; ativa a distribuição de oxigênio e nutrientes no corpo; Favorece a expulsão de resíduos e toxinas do sangue e linfas; aponta as zonas congestionadas através da definição do meridiano predominante; proporciona a libertação dos sentimentos contidos nos músculos e órgãos contraídos; reforça o sistema imunológico; combate e reduz o estresse; aumenta a produção de endorfinas, encefalinas e serotoninas, substâncias que combatem a dor e induzem ao relaxamento, que provoca o bem-estar.

A Reflexologia é um excelente antídoto do estresse, como a massagem profissional, Reiki e as demais terapias orientais. É importante que se faça reflexologia com um terapeuta bem treinado. É bom lembrar que os pés são a conexão com a Terra, o chão, a firmeza, a relação com o pai. A natureza privilegiou o pé e nele deposita todo o mapa do se humano para assim facilitar a conexão com a saúde.


Por: José Joacir dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário