quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Reflexologia Aquática


Trabalho Corporais Aquático, criados por Cris Hennin, americano de origem francesa, que morou durante anos em uma comunidade terapêutica, em Harbin Hot Spring, no norte da Califórnia, após ter uma vida de executivo, trabalhando no Banco Mundial por quase 20 anos. Cris, como um bom auditor, procurou selecionar o que existe de melhor nos trabalhos aquáticos, desenvolvendo a sua forma de tratar, acoplando a massagem reflexológica nos pés e mãos.

Um trabalho que apresenta resultados únicos, como soltura da musculatura, dissociação de cintura escapular e pélvica, melhora do fluxo energético em todo corpo, melhora do retorno sanguíneo linfático, melhora da consciência, aumento da flexibilidade e consciência corporal, tudo em apenas uma sessão.

Um trabalho que realmente pode surpreender qualquer cliente e fazer com que retorne sempre que sentir necessidade. Após esta massagem reflexológica o cliente é levado à submersão em movimentos únicos, onde todo o seu corpo e mente são libertos de velhos padrões. Segundo Cris, não adianta o terapeuta realizar o desbloqueio corporal quando as causas não são trabalhadas verdadeiramente. O corpo é trabalhado com pressões fortes em pontos específicos após receber uma massagem reflexológica em todo o corpo e não somente em extremidades dos membros como a massagem reflexológica convencional. O praticante desenvolve muita sensibilidade em detectar onde a energia de tensão se acumula e aprende a mover esta energia até a retirada desta do corpo do cliente. Além dos pontos reflexológicos de pés e mãos os meridianos também são trabalhados com o objetivo de desimpedi totalmente que o fluxo de energia se acumule.

A reflexologia aquática se diferencia da convencional pelo fato de trabalhar além dos pontos reflexos, também os meridianos ligados aos órgãos. "Nosso corpo tem doze meridianos principais, canais de energia que cobrem o corpo e dão acesso a todos os órgãos". O profissional explica que na reflexologia tradicional o tratamento é restrito aos pontos específicos, em áreas precisas dos pés e das mãos, relacionadas as regiões particulares do corpo, chamadas zonas reflexas. Na água, além desses pontos, é trabalhado também o corpo. "A reflexologia aquática facilita o desbloqueio do fluxo energético, devolvendo o re-equilíbrio corporal". Além de trabalhar o fio terra da energia, que são os pontos reflexos dos pés, também os canais de energia (meridianos) são sensibilizados,

Os que se beneficiam dessa técnica são, principalmente, aqueles pacientes extremamente estressados e rígidos. As pessoas com tendências a esses males têm falta de algumas endorfinas (substâncias endógenas produzidas pelo organismo). Elas regulam internamente a percepção da dor ligando-se a receptores especiais do cérebro. "A baixa da produção de endorfinas diminui a atividade do sistema nervoso central. Essa carência pode causar no paciente fraqueza muscular, dor, irritação e até afasta-lo do convívio social, levando-o a improdutividade. Nesse caso, os movimentos utilizados na água potencializam a liberação de endorfina, estimulando a capacidade do cérebro em identificar suas tendências a imobilidade", completa.

Além de proporcionar relaxamento profundo o método ainda acerta a postura, alonga a musculatura, ajuda a combater a insônia e alivia dores relacionadas a desvio de coluna. Problemas respiratórios também podem ser trabalhados, continua: "a imersão na água fortalece a musculatura pulmonar, melhorando a respiração".

Nenhum comentário:

Postar um comentário