domingo, 19 de dezembro de 2010

Massagem de Reflexologia


A Massagem de Reflexologia, enquanto técnica integrante de um sistema mais vasto de tratamento reflexológico, tem a sua origem nas civilizações antigas quando as terapias de pressão eram reconhecidas como medicina preventiva e terapêutica.

A Reflexologia é uma técnica muito antiga, havendo indícios de que terá sido utilizada na China há cerca de 5.000 anos. Contudo, a "reflexologia moderna" nasce essencialmente dos trabalhos levados a cabo por dois americanos, William Fitzgerald e Eunice Ingham, no início do séc. XX.

Foi Fitzgerald quem inicialmente propôs a teoria de que o corpo humano seria atravessado, em sentido longitudinal, por 10 meridianos, que se subdividiam em outras tantas zonas, cada uma delas ocupada por determinados orgãos cujo "reflexo" se encontraria em áreas perfeitamente definidas nos pés e nas mãos.


Assim, a Reflexologia é uma terapia que se baseia no princípio da existência de reflexos nos pés e mãos relacionados com todos os órgãos, glândulas e membros do corpo. Ao estimular estes reflexos, através de técnicas específicas, o terapeuta de reflexologia irá ajudar o corpo nos vários processos homeostáticos (de equilíbrio).

A Massagem de Reflexologia é, pois, praticada através de pressões rítmicas em pontos específicos dos pés ou mãos, de acordo com um complexo "mapa" onde se associam pontos específicos do pé ou mão a orgãos do corpo humano.

Numa sessão de massagem reflexológica, o terapeuta massageia todas as zonas reflexas dos pés ou mãos, provocando um aumento da circulação sanguínea noutras partes do corpo, pretendendo assim beneficiar todo o organismo.

Para além de ciência, porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico, é também uma arte porque depende bastante da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário