sábado, 18 de dezembro de 2010

Frieira: sai pra lá!


Fique descalço ou de chinelo sem medo

Dê uma olhada para o lado. Feridas nos pés com várias fissuras e esbranquiçadas ou às vezes de base avermelhada, inclusive entre os dedos, podem ser sinais de frieira: uma lesão de pele (micose) causada por fungos.

A origem do problema

Como explica a dermatologista Rosiane Boabaid, há duas maneiras de se contrair a infecção. "Normalmente, a própria pessoa cria condições para a proliferação de fungos, calçando o mesmo sapato por dias consecutivos, usando meia o dia todo e não secando bem os pés após o banho. Isso porque os fungos se proliferam em ambientes quentes e úmidos." Segundo ela, outro jeito de pegar uma frieira é por contato. "Porém é mais difícil, pois a pessoa tem de ter uma porta de entrada, ou seja, algum machucado na pele, para o fungo infectar", diz ela.

Como evitar

>>Use talcos nos pés, principalmente se você sua muito, ou produtos à base de polvilho nos calçados, que absorvem a umidade do ambiente.
>>Deixe os sapatos ao sol ao tirá-los e não use o mesmo calçado por dias seguidos.
>>Providencie um secador ou papel higiênico para acabar com a umidade dos pés. "A toalha muitas vezes não absorve bem água", alerta a dermatologista.

Fonte:Mh

Nenhum comentário:

Postar um comentário