quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Como evitar os joanetes


Como evitar os joanetes? A chave e segredo esta na prevenção atenta, quer dizer ficar atentos ao sinais que indicam que possivelmente este irritante, feio e doloroso problema nos pés vai acontecer, principalmente porque os joanetes vão se formando durante muito tempo antes de serem perceptíveis.

É importante observar o estado do nossos pés e ficar especialmente de olho nos dedos, ainda mais porque em estágios avançados a solução é cirúrgica.

Qualquer anormalidade já pode disparar o alarme, o principal sinal acontece quando o nosso dedo polegar comece a tomar uma direção de fora para dentro, esta já é uma etapa mais avançada da formação do joanete que requer medidas específicas.

O primeiro a se fazer é parar de usar sapatos desconfortáveis, principalmente os de ponta fina e os de salto-alto, aqui já não se trata de estética é uma questão de saúde. Use um tênis ou sapatilhas ortopédicas o máximo tempo que puder, mas escolha modelos que não oprimam os dedos.

Quem usa saltos altos e de bico fino tem 20 vezes mais chances de ter joanetes do que uma pessoa que usa sapatos confortáveis.


Como o joanete causa uma pressão sobre a articulação dos demais dedos, podem torná-los curvos e salientes, com um desvio pequeno que não cause incomodo. Porém, em se tratando de maiores desvios, a dor pode ser tão grande que cause impedimento em calçar qualquer tipo de calçado.

Não devemos focar o tratamento apenas para tratar o joanete, mas sim par evitar que ele apareça, evitando o uso de sapatos de bico fino ou salto alto, realizar alongamentos contraindo os dedos entre si, como quem os utiliza par segurar um objeto.

Após a incidência do problema, o tratamento do joanete pode ser realizado com a mudança do tipo de sapatos e a utilização de almofadas entre os dedos. Após a avaliação do ortopedista, ele indicará como tratar o hálux valgo, ou joanete, como é conhecido, que também pode ser cirúrgico dispensando o uso de gesso.

O uso de joaneteras também é ótimo, e podemos consegui-las em centros ortopédicas. Nunca é de mais lembrar que diante de qualquer anormalidade consultar um especialista é a melhor alternativa.
Para tratar o joanete com cirurgia, não é necessário o uso de anestegia geral, sendo utilizada apenas uma sedação na região do pé e do tornozelo.

Entre as mais de 100 técnicas cirúrgicas para corrigir o joanete, o uso da melhor delas será definido pelo ortopedista, de acordo com o estudo do caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário