quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Tipos de manipulações na reflexologia



São 13 as principais manipulações da reflexologia podal, cada uma com posicionamento e forma adequada a cada zona reflexa. São movimentos básicos embora não rígidos, que o terapeuta pode modificar de acordo com a sua experiência depois de ter compreendido o objetivo de cada manipulação. A pressão deve ser forte o suficiente para o paciente sentir certa dor a fim de provocar uma resposta reflexa, porém sem deixar má sensação.

1- Pressão com a articulação mediana do dedo médio.

2- Pressão com a articulação mediana do anular.

3- Deslizamento com pressão com a palmado polegar.

4- Pressão com a face interna do indicador.

5- Pressão com a articulação mediana do indicador.

6- Deslizamento com pressão das articulações medianas dos dedos indicador, médio anular e mínimo.

7- Pressão com a ponta do polegar.

8- Deslizamento com a face externa do indicador.

9- Deslizamento com a face dorsal do indicador em forma de meia-lua.

10- Pressão com a face dorsal do indicador e do dedo médio.

11- Entalar com o indicador e dedo médio e apeertar com o polegar.

12- Pressão com a palma de ambos os polegares.

13- Pressão com os lados de ambos os indicadores.


Sintomas tratáveis pela Reflexologia podal:

1- Doenças do aparelho circulatório
: Frio nas extremidades, varizes, deficiência funcional do coração, insuficiência cardíaca, arritmia, pressão alto e pressão baixa.

2- Funcionamento irregular dos órgãos: Desequilíbrio funcional do aparelho digestivo, urinário etc...

3- Doenças das glândulas endócrinas: Retardo no crescimento da criança, diabetes, hipertireoidismo, hipotireoidismo.

4- Doenças relativas à imunização: Facilidade em resfriar-se, bronquite crônica, asma, renite alérgica, alergia a pólen, eczema, nefrite agura ou crônica.

5 - Doenças psicossomáticas: Estresse, dores sem causa determinada, (dor de cabeça, dor muscular), meurose, nervosismo.

A REFLEXOLOGIA relaxa tensões, melhora a circulação sangüínea, oxigena todo o organismo, ativa o sistema nervoso, ajudando a equilibrar o organismo naturalmente.

Cada sessão dura mais ou menos 30 minutos. Cada zona deve ser estilumada 3 vezes. Uma aplicação completa compreende 7 a 10 vezes. Em caso de doença, deve-se fazer no começo, sessões diárias. Quando os sintomas melhorarem, o tratamento a cada dois dias aumentando o intervalo entre as sessões. Para uma manutenção da saúde, é aconselhável fazer uma sessão por semana. O paciente depois da sessão toma de 300 a 500 ml de água de preferência morna. A reflexologia podal estimula o processo eliminatório. A água tomada logo após o tratamento vai estimular de imediato o bom funcionamento do aparelho urinário, sendo comum o paciente ir ao banheiro após o término da sessão. Dias depois do tratamento, a urina pode apresentar cheiro forte e mudar de cor para amarelo mais forte. Isto é sinal de que o corpo está eliminando as toxinas, por isso, não há motivo para se preocupar. As vezes acontece de o paciente acostumar-se às sessões de reflexologia e não sentir dor nenhuma. Pode-se interpretar de duas maneiras: 1- o paciente não reage ao estímulo, 2- o paciente está melhor. Para distinguir um do outro, deixe os pés em água quente durante 30 minutos. A sensibilidade voltará aumentandoa capacidade de cura. Caso não volte, e o paciente não sinta mais os sintomas anteriores, pode se considerar curado. Não se submeta à reflexoterapia durante mais ou menos uma hora após as refeições, pois toda a energia está voltada para a digestão e uma sessão irá provocar indigestão. Ao fazer a reflexologia podal pela primeira vez, verifique sempre as condições cardíaca do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário