quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Teorias que procuram explicar a REFLEXOLOGIA:


1. Produção de cristais:-
Devido a grande quantidade de sangue que passa pelos pés, podem ocorrer obstruções entre os 26 ossos dos pés, que coincidiriam com as Zonas reflexas do Corpo. O próprio peso, o sedentarismo e o não andar descalço podem contribuir para isso por permitir o aparecimento de cristais, os quais impediriam o livre fluxo da circulação provocando as doenças. Com a eliminação destes cristais o indivíduo ficará saudável.

2. Medicina Tradicional Chinesa:
A MTC afirma: “Quando ocorrer uma estagnação no Ki (Energia Vital) o organismo manifestará este distúrbio como doença ou dor. Através de movimentos de sedação ou tonificação em pontos e zonas dos pés, poderá ser liberada e equilibrada a circulação desta energia”.

3. Teoria das Terminações Nervosas:
Os pés são riquíssimos em terminações nervosas, alocadas de tal forma que correspondem em sua topografia local a uma representação fiel de cada parte que compõem o corpo por inteiro. Da área motora do SNC, impulsos são codificados e enviados em forma de descarga elétrica para que o organismo desempenhe suas funções normais.

Quando da debilidade ou dificuldade funcional de um tecido ou órgão, a resposta ao estímulo dado provoca pequenos “curtos circuitos” que são captados e registrados em várias terminações nervosas concentradas em áreas ou zonas reflexas, deixando-as mais ou menos sensíveis (dependendo da gravidade e tempo decorrente da debilidade ou dificuldade funcional existente). Ao localizar essa área e tocar nestas terminações teremos vários tipos de sensações doloridas. Estas sensações variam desde uma alfinetada até uma sensação de osso esmagado.

A técnica da REFLEXOLOGIA (manuseio e uso de pressão), possibilita não só a avaliação da intensidade e natureza do problema manifesto bem como através de ação apropriada, provocar um estímulo na região da debilidade ou dificuldade funcional existente. Assim, cada célula na região debilitada, mesmo distante, poderá reagir a estes estímulos e passará a trabalhar melhor para a própria manutenção.

Como resposta, haverá um aumento no poder de absorção de nutrientes, um favorecimento a limpeza intersticial e desobstrução dos impedimentos responsáveis pela enfermidade. Os estímulos dados nas terminações nervosas dos pés, chegam ao cérebro por meio de canais aferentes, são codificados e enviados aos órgãos, tecidos e células pelos canais eferentes, até as terminações nervosas celulares.

Estudos da ABRT (Associação Brasileira de REFLEXOLOGIA e Terapias Afins.
Esta última teoria apresentada, "das terminações nervosas", tem sido desenvolvida pela ABRT (Associação Brasileira de REFLEXOLOGIA e Terapias Afins). Por estar embasada em estudos mais profundos de fisiologia e do mecanismo das doenças, também porque propicia resultados mais rápidos a nível clínico, vem recebendo elogios e apoio de várias autoridades internacionais da área.

No que se refere a explicarmos a fisiologia da REFLEXOLOGIA pela medicina chinesa entramos em outra divergência. Embora a origem da energia se de da mesma forma, Entra pelo nariz (respiração) e pela boca (nutrição) e se complementa com a energia original transmitida de mãe para o filho (hereditariedade) a fisiologia bem como a própria nomenclatura entra em divergência.

Por exemplo, na medicina chinesa o coração fabrica o sangue e o fígado armazena, porem sabemos que o fígado órgão não armazena o sangue e sim o baço e o coração não fabrica o sangue apenas o distribui, portanto concluímos que ao se referir a um órgão como fígado por exemplo à medicina chinesa esta falando não do órgão fígado e sim de uma função chamada: fígado. Isto diverge em muito da REFLEXOLOGIA porque ao estimularmos um ponto determinado não estamos agindo em uma função mas sim diretamente no órgão em questão.

Com respeito à energia extra corpórea, nós da ABRT nunca adotamos visto os estímulos dados são através da pressão dolorosa (no caso de uma patologia) e onde muitas vezes não há o contado direto da energia do terapeuta com o paciente e nem indireto pois usamos instrumentos e aparelhos que provocam os estímulos que são necessários na REFLEXOLOGIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário