sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Relaxamento e saúde aos seus pés


Na hora de relaxar, uma boa massagem é sempre bem vinda. Se ela for aplicada nos pés então, a saúde agradece. Mas para obter benefícios além da sensação de bem-estar é preciso entregar-se às mãos de profissionais no assunto.

A reflexologia é a técnica terapêutica que estimula pontos específicos localizados nas solas dos pés, tendo resultados comprovados na melhoria global da saúde.

Além de relaxante e terapêutica, essa massagem ainda tem ação sobre aspecto emocional. Os efeitos da reflexologia são imediatos. Segundo o reflexoterapeuta Alberto Antônio Carvalho, da Mãos de Prata, é possível perceber mudanças no cliente logo nos primeiros 20 minutos de massagem. “O efeito sobre o emocional é muito grande. Tem gente que relaxa tanto, que dorme e até sonha”, enfatiza.

Cada sessão dura em média 45 minutos. A periodicidade varia de semanal a mensal. E diferente da massagem caseira que também proporciona alívio, a reflexologia promove um relaxamento total e ainda estimula órgãos em desequilíbrio no organismo. Sintomas diversos como dores em geral, problemas alérgicos, circulatórios, digestivos, ansiedade, stress, depressão são amplamente atacados pela massagem.

A partir de um levantamento prévio do quadro de saúde do cliente, são definidas as regiões dos pés, referentes aos órgãos do corpo, a serem estimuladas. Por isso o trabalho é completamente particularizado e sujeito a recondução, acompanhando as variações físicas e subjetivas da pessoa. “Cada paciente é único e sua situação muda de um dia para o outro”, alerta o reflexoterapeuta.

O poder da reflexologia é tamanho, que ela deve ser usada com cautela. Segundo especialistas, a interação dessa técnica com a saúde é profunda, de modo que é prudente fazer um prontuário cuidadoso do paciente para então proceder à massagem. Se não houver um mapeamento preciso do caso em mãos, os profissionais preferem não aplicar a massagem terapêutica, se limitando apenas à massagem relaxante, cujos efeitos fazem bem ao corpo sem relação com quadros clínicos.

Desfrutar dos benefícios da reflexoterapia é sem contra-indicação, exceto para gestantes até o quarto mês de gravidez que devem evitar qualquer tipo de massagem. Não são necessários sequer grandes preparativos. Basta não utilizar cremes nos pés para se ter a pressão correta. Para quem tem vida profissional mais intensa recomenda-se frequência. 'Uma opção de alívio viável, neste caso, é aproveitar o horário de almoço para massagens corporais de apenas 15 minutos' indica Alberto.

Como a técnica cuida da saúde, oferece sensação prazerosa e ainda deixa ares de satisfação visíveis no rosto de seus usuários, fica fácil entender por que, o que mais o reflexoterapeuta escuta no seu dia-a-dia após as sessões é: “não dá vontade de ir embora.”

Dicas
Intestino preso:
. recomenda-se massagear a parte central da sola dos pés.
. ao acordar, dar tapinhas na região ajuda a avisar para todo o organismo que está na hora de trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário