terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Arte de Restaurar o Equilíbrio Energético.


Sendo a energia um relevante aspecto na abordagem da reflexoterapia, é importante que a pessoa tenha alguma compreensão dos efeitos das energias externas, tanto as naturais como as artificiais, sobre o corpo e a mente. Somos habitantes de um planeta classificado como uma massa pulsátil de energia regido pelas leis do universo. Sendo organismos vivos habitantes dessa esfera, está intrínseca nossa ligação eletromagnética com as energias terrestres. Nossos ciclos biológicos são regulados pelo campo eletromagnético da Terra; assim somos afetados por mudanças nesse campo.

O stress é um fator de grande relevância nesta esfera. Embora a reflexologia não possa prevenir o stress que ocorre na vida cotidiana, ela pode nos ajudar a lidar melhor com ele ao sentirmo-nos mais relaxados. Um dos importantes benefícios da reflexologia é o relaxamento. O tratamento é holístico, ou seja, trata o corpo como um todo, não um grupo de sintomas, e pode nos ajudar tanto físico quanto mentalmente. Os sintomas presentes no corpo devido ao stress podem ser aliviados e o efeito equilibrador do tratamento aumenta a saúde como um todo, ao tratar das causas profundas dos sintomas isoladamente.

Quando nos sentimos melhor fisicamente, nos sentimos também energeticamente, e uma sensação de maior bem-estar ajuda a reduzir os níveis de stress e prevenir futuras doenças. Depois do tratamento o cliente se sentirá mais calmo, mais tranquilo e mais otimista, e, portanto mais capaz de lidar com o stress e as doenças a ele relacionadas

A exemplo de muitas Terapias Holísticas, a reflexologia não é comprovada por uma teoria científica, a não ser o fato de que as terminações nervosas são estimuladas. Os reflexologistas acreditam que atuando nas zonas reflexas é possível equilibrar o fluxo de energia nas zonas longitudinais do corpo, e, portanto, ajudar seu correto funcionamento.

A arte da manipulação nos pés pressupõe a cura seguindo o princípio que todos os órgãos do corpo, inclusive o cérebro, estão conectados através de canais de energia ativadas em pontos nos nossos pés. Portanto, quando nossos pés estão cansados, pode ser que assim esteja nossa mente e corpo. São cerca de 70 mil terminações nervosas e doze meridianos em nossos pés. Aplicando pressão nestes terminais nervosos ocorre um estímulo reflexo de um órgão do corpo no Sistema Nervoso Central, que imediatamente inicia uma gama de atividades internas verificando o estado e o funcionamento do órgão que está sendo estimulado.

O Sistema Nervoso Central passa a dar uma atenção extra a este órgão ou sistema, ativando ou diminuindo a atividade atual do mesmo. No sistema digestivo, a Reflexologia é eficaz no combate aos sintomas de várias doenças como úlcera, gastrite, azia, prisão de ventre, má digestão, hepatite, icterícia, gordura no fígado, pedra na vesícula, enxaqueca, tontura, insônia, sinusite, artrite, gota, hérnia de hiato, diarréias e hemorróidas. É importante ressaltar aqui que a Reflexologia não cura, mas que é de extrema eficácia no combate ao stress, e através do relaxamento que leva ao equilíbrio energético, diminuir ou desaparecer com o quadro de somatização que o individuo apresentava e que sugeria uma doença que ele na verdade não tinha. Acompanhamento médico e exames são necessários para tal constatação.

O intervalo entre cada sessão de tratamento deve ser de uma semana e são recomendadas pelo menos dez sessões.

Jussara Hadadd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário