quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Reflexologia com fotografias Kirlian


Em pesquisas com fotografias Kirlian e juntando com os mapas da reflexologia , a interpretação das alterações observadas muito ajudou na Reflexologia .

Em pesquisas com fotografias Kirlian, as alterações observadas em alguns dedos não conseguiam ser interpretadas usando somente os mapas da acupuntura, pois apenas ele não cobria todos os órgãos, mas juntando-o com os mapas da reflexologia, o número de órgãos possíveis de serem pesquisados era muito maior e a interpretação das alterações observadas muito melhor.

Para o taoísmo, o corpo humano é uma representação do Universo, uma parte do todo que contém o todo. Assim, se compreendermos essa parte, compreenderemos o todo. Na moderna ciência esse conceito está materializado no holograma.

Da mesma maneira, algumas partes do organismo seriam uma representação de todo o organismo.

A reflexologia é uma terapia baseada no conceito chinês da existência de “hologramas” no corpo: pequenos corpos humanos contidos em partes do corpo humano.

Esse mesmo conceito pode ser encontrado na representação do corpo humano na língua e nos lábios, da medicina Ayurvédica, ou na observação da íris por um iridologista.

Para a medicina oriental (chinesa e japonesa) o corpo possui também uma representação nas orelhas, na palma das mãos e na planta dos pés.

Há cinco mil anos, diversos povos, como os camponeses europeus, os índios norte-americanos, os chineses, japoneses e egípcios, praticavam alguma forma desse tipo de massagem.

E foi justamente entre os índios norte-americanos que o médico otorrinolaringologista, Dr. William Fitzgerald (1.872-1.942), entrou em contato com a reflexologia.

Ficou tão impressionado que, no início do século XX, escreveu o livro “Terapia Zonal”, com recomendações para médicos, dentistas e profissionais de saúde.

Defendia que o corpo humano era dividido em dez zonas, ou fatias verticais, de forma que quando se massageava o pé em uma determinada faixa, todos os órgãos dessa faixa seriam massageados.

Posteriormente, Eunice Ingham, massagista americana, desenvolveu um método utilizando pressões puntiformes e registrou em ilustrações todos os órgãos representados em cada área dos pés.

Embora ainda não muito bem definido porque a reflexologia funciona, a alemã Hanne Marquardt contribuiu sistematizando e comprovando cientificamente os seus efeitos.

Considerando os dois pés como um conjunto em posição vertical, o dorso do pé é a face anterior do corpo e sua planta é a face posterior.

Imagine os dedos como representando a cabeça, a região dos metatarsos representando o tórax e toda a porção posterior a essa, até o calcanhar, representando o abdômen e o quadril.

A face interna dos pés representa a coluna vertebral e a borda lateral representa os membros.

Os órgãos duplos ficariam representados respectivamente na planta de cada pé, os órgãos únicos centrais, como o pâncreas e o intestino, nos dois pés e os outros órgãos únicos, no pé correspondente, como por exemplo: o baço no pé esquerdo e o fígado no direito.

É uma prática que pode ser feita, como automassagem, diariamente durante quinze minutos. Em geral, não é necessário saber quais órgãos estão sendo massageados.

Embora não exista uma ordem fixa, geralmente a massagem é iniciada, com a ponta dos polegares, pela ponta dos dedos seguindo-se até o calcanhar, pressionando-se cada pequena parte do pé durante cerca de três segundos.

Se houver alguma parte dolorida, então se demora por cerca de dois minutos nesse local, até que a dor diminua ou desapareça, num processo chamado de sedação do ponto.

Algumas reações podem ocorrer, como a exacerbação de alguns sintomas, mas são apenas reações de desintoxicação e limpeza.

Pode haver, também, um aumento da sudorese, ressecamento da boca, e aumento da atividade dos sistemas digestivo e urinário.

Algumas restrições existem, por exemplo, a reflexologia não é aconselhável em pessoas com osteoporose avançada, com problemas circulatórios agudos, edemas linfáticos (inchaços) ou flebites (inflamações das veias).

Também há restrições quando há febre, embora nas infecções sem febre a reflexologia tenha o seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário