terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Reflexologia e a acupressão



"Quando tenho dor de cabeça, meu amigo pressiona um ponto em minha mão. De alguma forma isso faz minha dor de cabeça passar. Como isso funciona?"

Seu amigo está usando uma forma muito antiga (cerca de 5 mil anos) e largamente praticada de trabalho corporal chamada acupressão. Como a acupuntura, esta prática vem da medicina tradicional chinesa. Embora a acupuntura seja mais conhecida, algumas fontes sugerem que a acupressão, na realidade, precede a acupuntura em cerca de 2.500 anos. A acupressão também é conhecida como Do-In.

A acupressão e a acupuntura, tanto quanto outras terapias como o shiatsu e a reflexologia, são baseadas no conceito da energia de um indivíduo - sua energia vital. Essa crença teoriza que uma energia vital conhecida como chi ou qi (pronuncia-se chee) viaja através do corpo por caminhos chamados de meridianos.

A Medicina Tradicional Chinesa diz que há 20 meridianos. No entanto, na acupressão e na acupuntura a maioria do trabalho se concentra em torno de 14 meridianos: os 12 meridianos regulares (veja a barra abaixo) e dois meridianos extras conhecidos como Vaso da Concepção e o Vaso Governador.

Os 12 meridianos regulares

Pulmão (P)
Pericárdio (PC)
Coração (C)
Intestino Grosso (IG)
Triplo Energizante (TE) ou Triplo Aquecedor (TA)
Intestino Delgado (ID)
Baço (BP)
Fígado (F)
Rins (R)
Estômago (E)
Vesícula Biliar (VB)
Bexiga (B)


De acordo com essa teoria, um bloqueio no fluxo do chi resulta em desconforto ou até em doença. Para liberar a energia bloqueada, ou para promover o fluxo de energia para uma certa área, o profissional de acupressão pressiona um ponto de acupuntura. De acordo com os especialistas em Medicina Tradicional Chinesa, mais de 300 pontos de acupuntura foram identificados ao longo dos 14 meridianos. A cada um deles é designado um nome chinês e um código alfanumérico, tal como Shenmen (HT7).

A prática japonesa do Shiatsu, que literalmente significa "pressão do dedo", é similar à acupressão. Na acupressão e no shiatsu, os polegares são os mais usados para aplicar pressão, embora outros dedos, articulações, palmas das mãos, cotovelos e até os pés podem ser usados em algumas terapias. O grau de pressão aplicada e a duração variam (a pressão pode ser entre moderada e penetrante e empregada por alguns segundos ou alguns minutos). O tratamento pode ser feito uma vez ou em várias sessões.

O ponto de acupuntura que seu amigo usou para fazer desaparecer sua dor de cabeça é conhecido como o ponto Hegu (LI4). Hegu é o nome chinês e LI4 refere-se a um ponto específico no meridiano do intestino grosso.

Atualmente, não há evidência na ciência médica ocidental para dar suporte às teorias sob as quais estão baseadas a acupressão e as terapias similares. No entanto, estudos recentes investigam do uso de acupressão no alívio temporário de náuseas e dores de cabeça. Alguns desses estudos sugerem que aplicar pressão em certos pontos leva o cérebro a liberar mais endorfinas, pequenas proteínas que agem como analgésicos naturais.


http://saude.hsw.uol.com.br/do-in.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário