sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Reflexologia como Caminho



"Não existem milagres, apenas leis desconhecidas".

Santo Agostinho


Todos os reflexologistas, independentemente das técnicas que empregam ou das teorias que acreditam, concordam quanto às seguintes regras:

• O corpo é refletido nos pés através de um sistema de reflexos

• O reflexologista tem como objetivo estimular esses reflexos

Na acupuntura, a circulação de energia no corpo tem várias funções benfeitoras entre elas, guardar o corpo de rupturas inatas e de rupturas externas. Os meridianos da acupuntura, descobertos originalmente há milhares de anos, apresentam um sistema de energia que flui por todo o corpo fornecendo proteção a seus mecanismos internos. Os terapeutas acumputuristas e muitos outros terapeutas alternativos são da opinião universal de que o corpo é um mecanismo vitalista de autocura, dados o meio ambiente e os estímulos adequados. A reflexologia, incitando os pés proporciona mudanças positivas em todo o corpo ao estimular o potencial de cura do próprio corpo. O fato de os principais meridianos de acupuntura passarem através dos pés torna ainda mais válida esta estimulação para efeito terapêutico.

O pé humano é um projeto original de engenharia. Essa estrutura minuciosa e frágil, que representa somente uma pequena fração do total do corpo, estabiliza aguenta e transporta todo o peso corpóreo. Pouquíssimas pessoas prestam atenção aos seus pés, maltratando-os ao longo da vida.

Para um reflexologista, os pés sinalizam a história de vida da pessoa. Contam suas dores, seus amores, seu caminhar, seu trabalho, seu habito alimentar. Os pés representam o corpo e, toda massa ou fissura, fornece uma indicação a respeito da natureza do problema que o individuo está enfrentando naquele momento. As deformidades e irregularidades dos pés afetam sobremaneira os reflexos e os meridianos onde eles se manifestam. Isso pode influenciar as partes correspondentes do corpo, causando congestão no fluxo de energia e, possivelmente, afetando os órgãos associados denunciados por sintomas ou processos de somatização evidenciados por queixas de todos os tipos.

Os pontos reflexos são encontrados nas solas, no peito e ao longo dos lados internos e externos dos pés, e suas posições seguem um padrão anatômico lógico. É muito simples compreender a reflexologia, pois os pés são um microcosmo ou um minimapa de todo o corpo e todos os órgãos e partes do corpo são refletidas neles numa disposição semelhante à do corpo. Compreendendo a estrutura dos pés em relação ao corpo, o reflexologista dá o mais importante passo para dominar esta terapia.

A reflexologia ganha campo e confiança no mundo moderno. O exercício da atividade, a pesquisa e a compreensão geram novas perspectivas para o incremento dessa terapia, que é reconfortante, revitalizante, e que propõe, equilíbrio emocional através do relaxamento, percorrendo o caminho do autoconhecimento como fonte inesgotável na busca pela qualidade de vida. O homem calmo e relaxado é capaz de enxergar melhor os caminhos por onde tem que passar. É capaz de encontrar a razão e através dela, uma existência menos sofrida, menos tempestuosa e improvisada. O homem que encontra o seu centro, que convive com o seu eixo não perde o norte de sua vida e não se desespera. Raramente adoece.

Uma sessão de reflexologia podal é balsamo para o ser estressado, descompensado pelos hábitos da vida moderna e incapaz de enxergar a luz que o conduz a uma vida mais serena, mais simples, mais plena e mais feliz. Massagem, toques sutis, toques vigorosos, percepção das sensações, são empregados com toda dedicação e vontade de proporcionar ao receptor alívio para o que quer ele venha buscar.


Portal “Terapia de Caminhos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário