sábado, 29 de janeiro de 2011

ZRP-Zona de reflexo nos pés


Reflexologia pode ser definida como uma forma eficaz de massagem terapêutica, através da aplicação de pressão específica em pontos reflexos nos pés. É considerada como uma ciência porque se baseia em aspectos fisiológicos e neurológicos. Além disso, numerosos terapeutas, após anos de estudo e de prática, concluíram que a Reflexologia atua também nos níveis psicológico e espiritual, levando-se em conta que o “Macrossistema do ser humano é reconhecível em seus diversos microssistemas”. A Reflexologia é também considerada uma arte porque depende bastante da habilidade do terapeuta em aplicar o seu conhecimento, que é percebido na interação com quem está recebendo. É importante frisar que a Reflexologia deverá ser aplicada como terapia complementar, assessorando o médico em seu trabalho de recuperação.

Fazem parte das “ferramentas” para o bom exercício da ZRP-Zona de reflexo nos pés :

uma boa proporção de estabilidade física e psíquica.
um sólido conhecimento básico médico-terapêutico.
abertura interior para examinar na prática métodos desconhecidos a fim de se verificar sua eficácia,
e um pouco de coragem para trilhar caminhos não-convencionais para que mente, coração e mãos possam se encontrar na terapia dos pés.


Aplicação

Cada pessoa é única e traz sua necessidade própria. Portanto, o tratamento é direcionado só para ela. A aplicação é feita de forma simples. A pessoa que recebe a massagem deverá estar recostada ou deitada, confortavelmente, e as mãos do terapeuta massagearão e farão pressão determinada na área dos pés, estendendo-se até a uma altura acima do tornozelo.

Nos pés encontramos áreas reflexas de todos os órgãos e glândulas do corpo que serão ativadas e energizadas com a massagem. Existem casos em que a Reflexologia não é recomendada, dentre eles:


Gravidez (obs.: a dor provocada pela preensão terapêutica em uma zona sobrecarregada é uma característica nítida da ZRP-Zona de reflexo nos pés; disso poderia formar-se a idéia de que o tratamento seria inadequado para lactentes e crianças pequenas. No entanto, a experiência tem comprovado o contrário. Além do mais, deve-se aplicar a ZRP em casos específicos para ajudar na melhoria do estado geral da gestante).
Fraturas e lesões.
Varizes expostas.
Tromboflebite/Dermatite.
Quadros crônicos de doenças digestivas.
Diabetes melito.
Cardiopatia, inclusive com marca-passo.
Métodos e Variações.

A forma tradicional da aplicação da Reflexologia é com as mãos. Mas, existem terapeutas que utilizam instrumentos como bolas de madeira e objetos pontiagudos para auxiliar na ativação dos pontos reflexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário