terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Disturbios Circulatórios que podem melhorar com a Reflexologia


Nosso coração, essa bomba dinâmica, é um aparelho extremamente sofisticado que consegue trabalhar continua, eficiente e silenciosamente, cumprindo a função de bombear o sangue, que leva o oxigênio e nutrientes para todo nosso corpo.

O ritmo das batidas do coração é controlado pelo nervo vago. A taxa de repouso é, em média, setenta batidas por minuto, mas sobe, consideravelmente durante um exercício ou uma situação de stress.

O coração é tão eficiente que costumamos julgá-lo infalível; mas quando ele falha, as repercussões no nosso corpo são graves:

• Doença Cardíaca coronariana – causada pelo estreitamento das artérias coronarianas que levam oxigênio para o coração. A gordura se deposita nas paredes artérias (arteriosclerose) e limita o fluxo de sangue para o músculo cardíaco, privando o miocardio de oxigenio.

• Arritmia – embora as batidas por minuto varie, as vezes, pode se desenvolver irregularidades como aceleração (taquicardia) ou redução (bradicardia) de ritmos inesperados. A arritmia costuma causar batidas ectópicas (extras) ou fibrilação (contrações fracas).

• Hipertensão arterial – A pressão arterial é a força com o qual o coração, ejeta, bombeia o sangue através dos vasos para todo o corpo. Esta força é influenciada pela resistência dos vasos, pelo volume e densidade do sangue. Isso ocorre apartir da saída do sangue do coração para todo o corpo. A pressão arterial pode ser alterada no dia-a-dia pela variação do volume de sangue ou viscosidade (espessura) do sangue, dos batimentos cardíacos por minuto e da elasticidade dos vasos. Os níveis hormonais e nervosos que regulam a resistência sanguínea sofrem a influência pessoal e ambiental. É comum e normal ocorrer elevações da pressão com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, estresse, fumo, álcool, drogas, alimentos e café.

• Derrame cerebral – bloqueio ou ruptura de um vaso sanguineo no cérebro, usualmente associados a pressão alta. Pode suceder que a pressão constante leve a um coagulo ou protuberância na parede arterial, que se rompe e provoca um “sangramento no cerebro”, afetando o suprimento nervoso para o corpo.

• Aneurisma – inchaço anormal de uma parede arterial enfraquecida, formado em conseqüência de ferimento ou doença. Quando se rompe, ocorre uma hemorragia que com freqüência leva a morte. Os fatores de risco são diabetes, obesidade, pressão alta e fumo.


COMO A REFLEXOLOGIA PODE AJUDAR

A Reflexologia pode ser muito útil nos cuidados pós operatórios de pacientes que sofreram ataques cardíacos, e também alivia sintomas como angina e batimentos cardíacos irregulares.

A Reflexologia demonstrou ser bem sucedida no auxilio a pessoas que sofreram derrame cerebral, desde que aplicada o mais rápido possível depois do episódio. As sessões devem ser diárias, para se obter o maximo de benefício.

Há também, através da sua massagem-reflexa, uma resposta muito boa no tratamento da Hipertensão Arterial. O objetivo da massagem-reflexa é promover o retorno da homeostase, um estado de equilíbrio. O passo mais importante é promover a diminuição da tensão muscular e induzir o corpo ao relaxamento.

O estado de maior relaxamento, facilitado pela reflexologia, permite que os sistemas corporais, incluindo os sistemas de excreção, funcionem eficientemente, eliminando toxinas e impurezas de forma apropriada. Ao reduzir a tensão a reflexologia permite que os vasos do sistema cardiovascular conduzam o sangue de forma fácil e natural.

O tratamento de condições cardíacas com a reflexologia é seguro e eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário