domingo, 16 de janeiro de 2011

Avaliação da biomecânica do pé


Avaliação do Pé

A avaliação da biomecânica humana é a mola mestra da ação terapêutica em várias condições preventivas e patológicas. A escolha do recurso de tratamento ocorre em função dos resultados da avaliação. A avaliação compreende a coleta de dados qualitativos e quantitativos suficientes e precisos, assim como a observação sistemática e a descrição das disfunções, assimetrias e dores em geral.

Sendo os pés, a base do equilíbrio estático e dinâmico, com a análise dos dados como picos de pressão e apoio plantar, é possível identificar e tratar as assimetrias e lesões posturais geradas por alterações biomecânicas através das palmilhas posturais. As palmilhas posturais são personalizadas variando o tipo, material e função de acordo com a análise dos dados diagnósticos de cada paciente e têm como objetivo buscar o máximo de simetria postural, reduzindo assim as disfunções nas informações que perturbam o equilíbrio da biomecânica postural.

Na avaliação são analisados aspectos como mobilidade articular, arcos, alinhamentos tendinosos, calosidades, pontos de apoio e dor.

O pé tem três pontos de apoio principais que suportam o peso do corpo, são eles: o calcanhar e as cabeças do primeiro e do quinto ossos metatársicos. O desequilíbrio no nível de pressão entre estes pontos, pode desencadear processos álgicos e desenvolvimento de calosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário