sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Hipertireoidismo e a Reflexologia Podal


É o excesso de funcionamento da glândula tireóide, e em função disso, ocorre um conjunto de sinais e sintomas no corpo.

Como evolui

Os sinais e sintomas surgem em função do excesso de funcionamento da glândula tireóide ou da ingestão dos hormônios da tireóide.

As principais causas desse aumento de funcionamento

Bócio difuso tóxico (Doença de Basedow-Graves)
O bócio difuso tóxico é uma doença auto-imune na qual o organismo produz anticorpos que estimulam a produção e a liberação de hormônios pela tireóide.

Bócio multinodular tóxico
O bócio multinodular tóxico em geral é uma moléstia de evolução lenta na qual ocorre proliferação de diversos folículos da glândula, formando diversos nódulos, algumas vezes volumosos e visíveis.

Bócio uninodular tóxico (Adenoma Tóxico)
Os adenomas são nódulos únicos, em geral com mais de 3 cm de diâmetro, que produzem em excesso os hormônios da tireóide.

Os Sintomas apresentados pelos pacientes são:

- fome excessiva
- nervosismo, insônia, labilidade emocional
- aumento do ritmo intestinal
- tremores
- intolerância ao calo
- emagrecimento
- unhas quebradiças, cabelo seco, quebradiço e encaracolado.
- pele quente e úmida

Diagnóstico

A suspeita clínica é a melhor maneira de buscar um diagnóstico em paciente portador dos sintomas. Os pacientes nos quais se investiga a causa de uma arritmia cardíaca, ou dor abdominal associada a emagrecimento (principalmente do paciente idoso). O exame laboratorial é estabelecido pelas dosagens de TSH e T4 (Hormônios da tereóide) no sangue. Se os valores de T4 estiverem aumentados e os de TSH reduzidos, o paciente é portador de hipertireoidismo. É necessário então investigar sua causa, que pode ser auto-imune, uni ou multinodular. Este diagnóstico é estabelecido pela presença de anticorpos anti-receptor do TSH (TRAB), pela captação de iodo e cintilografia da tireóide e pela ultra-sonografia da tireóide. E não se pode esquecer, que a esse diagnóstico, cabe ao médico.



A Reflexologia Podal e a Hipertireoidismo

O tratamento pode dirigir-se para a regulação do excesso hormonal e/ou para sua causa. Cabe ao reflexoterapeuta, que diante de sinais e sintomas que podem sugerir um distúrbio de tireóide, orientar o paciente a procurar um endócrinologista, afim, de realizar o diagnóstico.

O objetivo da Reflexologia Podal é combater os sinais e sintomas da hipertireoidismo, como por exemplo : nervosismo, insônia, labilidade emocional, fazendo com que o organismo reaja aos estímulos promovidos pela Reflexologia, buscando o poder curativo do corpo. É muito importante no tratamento, regular o funcionamento do sistema endócrino, sistema nervoso, e estimular o sistema digestivo com o objetivo de captar e absorver os nutrientes nescessários para o metabolismo da tireóide. Estimular os sistemas excretores do corpo (Sistemas Urinário, digestivo, tegumentar, e Respiratório), se faz necessário para que, seja possível a homeostasia (Equilíbrio) do organismo. Sendo assim, estaremos estimulando o poder de cura do corpo, possibilitando bem estar e dias melhores a esse paciente.

fonte: Podologia Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário