terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Reflexologia como terapia holística



Na medicina moderna ignora-se largamente os aspectos emocionais e espirituais relacionados com a saúde e o processo curativo.As TERAPIAS HOLÍSTICAS tratam a pessoa como um TODO.

A filosofia holística trata a pessoa como uma unidade completa em vez de se encarregar de partes individuais.Desta forma tenta-se harmonizar as dimensões emocionais, mentais, espirituais, sociais e físicas da pessoa e coloca-se em relevo o papel da terapia ou tratamento que estimula as capacidades curativas da própria pessoa a ser tratada.

Enquanto que a MEDICINA CONVENCIONAL coloca em primeiro lugar a importância de fatores patogénicos(bacterias, fungos, vírus, agentes ambientais), como causa da doença, as terapias holísticas afirmam que uma diminuiçao na resistencia, provocada por maus habitos e stress mental e físico tornam o corpo mais suscetível à doença.


Pelo que, as terapias holísticas dão muita importancia à interaçao entre o corpo vivo e o espirito, o que na realidade significa orientar as pessoas na sua caminhada pela vida e ao mesmo tempo ajuda-las a encontrar a paz e alegria interior. A pessoa nunca é vista como um doente que tem que ser curado mas sim como um aluno a quem é preciso ensinar algo mais sobre como viver melhor.

Desta forma TERAPIA HOLÍSTICA-(Terapia = harmonizar, equilibrar; Holística = do grego holus: totalidade)- proporcionam mais Qualidade e Bem-Estar através de uma somatória de técnicas milenares e modernas, sempre suaves e naturais, proporcionando harmonia, auto conhecimento e incrementando sua capacidade de ser bem-sucedido.

EXEMPLOS:A medicina das antigas culturas, tais como a Ayurverda indiana, a Medicina Tradicional Chinesa (é aqui que se insere a Reflexologia), a Medicina Tibetana,Homeopatia, Medicina Funcional, foram refinadas por muita gente ao longo dos milénios, geralmente como a única forma de medicina disponível na altura.o que TODAS têm em comum, para além de oferecerem um "pacote de cuidados" geral baseado numa filosofia particular, é a sua capacidade de dar atenção a todos os aspectos de uma pessoa.

Tanto na preservação da saude, na capacidade de auto-cura e ligação mente-corpo. SÃO TODAS TERAPIAS VERDADEIRAMENTE HOLÍSTICAS - respeitando a totalidade da pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário