segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pés


Os pés são portais de entrada e de saída de energia do nosso organismo. Cada um deles representa metade do corpo: o direito, a parte direita do corpo, e o esquerdo, este lado do corpo. Todos os órgãos, glândulas e outros sistemas estão representados nos pés e dispostos na mesma distribuição como estão no organismo. A coluna vertebral está projetada nas curvas internas dos pés, e nas externas, os ombros e a nuca.

Como se trata de uma zona reflexa, quando algum dos seus pontos apresenta algum tipo de rigidez, normalmente há uma tensão ou congestão na parte do corpo que está na mesma zona de energia. O reflexólogo vê isso apenas como um indicativo, não se aventurando a fazer um diagnóstico, uma vez que essa indicação se dá num nível sutil de energia. Dessa forma, uma determinada condição que interfira no fluxo de energia em qualquer ponto ao longo de uma das zonas de energia afetará todas as estruturas que participam dessa zona. Ao se estimular as áreas dos pés pela aplicação de pressão beneficia-se toda a zona correspondente no corpo.

A Reflexologia divide os pés em cinco linhas horizontais, as chamadas linhas básicas. Elas permitem uma orientação mais precisa para a aplicação de pressão nos lugares correspondentes às partes do corpo:


- A Linha do Ombro está nos dedos e corresponde à cabeça e ao pescoço.
- A Linha do Diafragma fica nos metatarsos, ou seios dos pés. Através dela, podemos acessar o peito, pulmões e ombros.
- A Linha do Diafragma corre logo abaixo do final dos seios – a parte superior do arco do pé – e, como diz o nome, se relaciona ao diafragma (até a cintura) e aos órgãos abdominais superiores.
- A Linha da Cintura fica na parte inferior do arco do pé e corresponde à cintura (até a pélvis) e aos órgãos abdominais inferiores.
- Para localizar a Linha Pélvica basta identificar o ponto acima do calcanhar, onde a parte macia da pele do arco se torna mais áspera, mudando até mesmo de cor. Ela tem a ver com a região pélvica e o nervo ciático.

Com esse traçado, você tem uma espécie de coordenada métrica que pode ajudá-lo na massagem das áreas reflexas dos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário