quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Reflexologia Podal – Friagem



Porque muitos ignoram as orientações da vovó? Será que tem fundamento essas observações de cuidados, algumas vezes exageradas?Será também as doenças respiratórias as mais comuns acometidas pela friagem?

Até hoje não há comprovação científica que a friagem provoca doenças do aparelho respiratório. Há sim, estudos que apontam as aglomerações de pessoas como uma via de transmissão de viroses. Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica da Gripe, Vigigripe, da Universidade Federal de São Paulo, 90% dos vírus circulam em épocas de muito frio. Sabe-se também que as viroses são o caminho para as infecções por bactérias. O paciente com quadro viral pode evoluir para uma inflamação de ouvidos, bronquite infecciosa e, em último caso uma pneumonia se não for tratado.

A vovó tem razão, quando diz que não pode colocar o pé no chão. E a ciência explica que, uma alteração da temperatura do corpo de forma rápida(choque térmico), altera o sistema imunológico, tornando o organismo desprotegido.

Os pés possuem mais 70.000 mil terminais nervosos. É dessa forma que o corpo se comunica com o meio externo. É muito importante proteger os pés na época do inverno, pois essa atitude contribui e muito, na manutenção da temperatura do corpo por ação reflexa, no aumento da circulação sanguínea. Assim, o corpo todo é aquecido.

Quando o corpo é exposto ao frio acompanhado de vento, ocorre um encolhimento dos músculos. Essa ação muitas vezes vem acompanhada de dores nos músculos e nervos. Essa é uma reação normal do corpo para não perder temperatura, e assim preservar suas funções normais. Caso contrário pode desequilibrar o sistema imunológico.

Manter a temperatura do corpo, a umidade e a hidratação são meios fundamentais para manter o sistema de defesa do corpo equilibrado. Dessa forma, o organismo estará preparado para enfrentar qualquer invasão de vírus, de bactérias, seja pelo ar, pela alimentação, pela pele, etc.

A gripe e o resfriado são as doenças mais comuns do inverno. Mas ambas podem se instalar em qualquer estação do ano.

Nos casos de resfriado e gripes, em que ocorrerem por exemplo: sintomas de dores na nuca; dificuldade para respirar; dor de cabeça de forte intensidade ou com características diferentes das dores de cabeça que você costuma ter; febre acima de 39,5ºC ou que persista por mais de três dias, é melhor procurar um médico para evitar complicações, e certificar da gravidade.

Agora, é muito comum em períodos de frio o aparecimento da ciática e da câimbra. A ciática é uma inflamação no nervo que vai da coluna lombar, coxa, perna até o pé. Já a Câimbra é uma contração súbita da musculatura, com dor intensa por alguns segundos. Tanto a ciática quanto a câimbra podem estar relacionadas com má circulação sanguínea, rigidez muscular, má postura e estresse.

Reflexologia Podal e a Friagem

A Reflexoterapia age estimulando a circulação sanguínea e linfática, promovendo um relaxamento muscular, muito importante em tempo de friagem. O relaxamento muscular por sua vez, diminui a tensão, nutri os músculos e os nervos, possibilitando assim um bom funcionamento dos líquidos corporais. A hidratação contribui para um bom funcionamento das mucosas gástricas e respiratórias.

O objetivo com isso é evitar as congestões circulatórias, evitando que o corpo não consiga manter o equilíbrio da sua temperatura, e do metabolismo celular como um todo. Os músculos esqueléticos contribuem na regulação da temperatura, e é muito importante o seu funcionamento, pois, correspondem com 40% da massa corpórea. Um bom funcionamento do sistema muscular acarretará numa boa circulação, equilibrando assim o sistema imunológico.

Dicas para se proteger da friagem: Resfriados, gripes, ciática e câimbras.

-Repousar para manter o sistema imunológico funcionando bem;

-Beber bastante líquido para facilitar a circulação do sangue, tanto nos músculos como nas mucosas gástricas e respiratórias;

- Manter a flexibilidade alongando os músculos das pernas, dos braços e da coluna; pois são esses músculos os mais afetados na friagem.

-Evitar ar condicionado por muito tempo, porque ocorre uma desidratação do ar ambiente, ressecando assim o muco protetor que reveste as mucosas das vias aéreas. O ressecamento destrói anticorpos e enzimas que atacam os microorganismo invasores. A corisa(corrimento das narinas), é a eliminação dos agentes invasores pelo organismo.

-Proteger os pés com meias, se puder dois pares em tempos frios. Os pés são altamente sensíveis e, em função disso, por uma ação reflexa, o corpo todo receberá esse aquecimento, evitando a friagem, principalmente a noite.

-Os chás são bem vindo. Mantém o corpo aquecido, e as vias aéreas hidratadas. Nisso a vovó caprichou na dica.

Fonte:
Dr.Abnel Alecrim Andrade
Revista podologia

Um comentário:

  1. Este artigo é simplesmente maravilhoso e um remédio para as pessoas que ficam chupando o nariz e incomodando quem está ao seu redor.. Parabéns Dr. Abnel Alecrin Andrade.. Grande Abraço..

    ResponderExcluir