quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Aprendendo com as doenças



Nossos ancestrais descobriram alguns princípios de cura, observado a maneira como os animais o fazem. Quando estão doentes, procuram um local onde possam ficar a sós e descansar, perto de um lugar fresco. Arejado e com água, não come nada e bebe bastante até se recuperar. Já um animal com reumatismo procura um local ensolarado, deita-se e espera que a dor passe.Encaramos a doença como algo ruim, que devemos combater de qualquer jeito mesmo por intermédio de remédios fortes que nem sempre entendemos.

À menor indicação de desconforto, reagimos procurando as curas milagrosas do vulcão da farmácia ou uma receita medida. As drogas que ingerimos, no entanto, podem não curar, mascarando os sintomas.

O corpo possui seus próprios mecanismos para lidar com os desequilíbrios, e os remédios geralmente interferem nos processos naturais.


Segundo a abordagem holística, o corpo é um sistema dinâmico de energia que está sempre em mutação. O ser humano é mais do que um mero corpo físico. Cada indivíduo é um conjunto complexo de aspectos mentais, físicos e espirituais em equilíbrio, afetado por fatores ambientais e sociais. As causas da doença têm raízes bem mais profunda do que revelam os sintoma externos.


Mas comovivemos numa era de especialização científica, cada parte do corpo tende a ser vista e tratada como uma unidade separada do todo. A medicina ortodoxa prescreve drogas, fisioterapia e cirurgia como formas de tratamento para aliviar a dor e o desconforto.


O objetivo da reflexologia é atingir o mesmo resultado, pelo menos para a maioria dos problemas, acalmando o paciente e aliviando a tensão nervosa.


Nos últimos anos, a reflexologia vem perdendo o rótulo de terapia alternativa, e muitos hospitais estão contratando reflexologistas para fazer parte de seus departamentos de medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário