sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Existem algumas teorias que procuram explicar a reflexologia


Existem algumas teorias que procuram explicar a reflexologia:

1.Produção de cristais– Devido a grande quantidade de sangue que passa pelos pés, podem ocorrer obstruções entre os 26 ossos dos pés, que coincidiriam com as Zonas reflexas do Corpo. O próprio peso, o sedentarismo e o não andar descalço poderiam contribuir para isso por permitir o aparecimento de cristais, os quais impediriam o livre fluxo da circulação provocando as doenças. Com a eliminação destes cristais o individuo ficará saudável.


2.Medicina Tradicional Chinesa: Afirma, quando ocorrer uma estagnação no KI (energia vital) o organismo manifestará este distúrbio como doença ou dor. Através de movimentos de sedação ou tonificação em pontos e zonas dos pés, poderá ser liberada e equilibrada a circulação desta energia.



3.Teoria das Terminações Nervosas: Os pés são riquíssimos em terminações nervosas alocadas de tal forma que correspondem em sua topografia local a uma representação fiel de cada parte que compõem o corpo por inteiro. Da área motora do SISTEMA NERVOSO CENTRAL,impulsos são codificados e enviados em forma de descarga elétrica para que o organismo desempenhe suas funções normais.Quando da debilidade ou dificuldade funcional de um tecido ou órgão, as respostas ao estímulo dado provocam pequenos curtos circuitos que são captados e registrados em várias terminações nervosas concentradas em áreas ou zonas reflexas, deixando-as mais ou menos sensíveis(dependendo da gravidade e tempo decorrente da debilidade ou dificuldade funcional existente). Ao localizar essa área essa área e tocar nestas terminações teremos vários tipos de sensações doloridas. Estas sensações variam desde uma alfinetada até uma sensação de osso esmagado. As técnicas da Reflexoterapia (manuseio e uso de pressão), possibilitam não só a avaliação da intensidade e natureza do problema manifesto bem como através de ação apropriada, provocar um estímulo na região da debilidade ou dificuldade funcional existente.

Assim cada célula na região debilitada, mesmo distante, poderá reagir a estes estímulos e passará a trabalhar melhor para a própria manutenção.Esta forma de terapia não é eficaz somente em adultos. É possível acalmar um bebê irritado aplicando pressão suave em seus pés – uma técnica preciosa a ser usada no meio da noite, quando se necessita desesperadamente de algumas horas de sono ininterrupto. Assim como os bebês de colo, as crianças pequenas parecem tem uma afinidade natural pela reflexologia e não hesitam em deixar que lhes toquem nos pes para um tratamento relaxante.Distúrbios digestivos também são facilmente aliviados, geralmente com mais eficiência que o uso de pílulas eoutros remédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário