domingo, 23 de outubro de 2011

Técnicas basicas



O uso correto do polegar e do indicador numa sessão de reflexologia é vital para se obter os melhores resultados. Existem milhares de diminutos pontos de reflexo distribuídos nos pés e nas mãos. Para não perder nenhum deles, os movimentos dos dedos devem ser precisos e disciplinados. Imagine uma daquelas antigas almofadas de alfinetes completamente cheia, com minúsculos espaços ente um alfinete e outro. Pois então, seus dedos devem tocar a cabeça de todos eles. A direção do movimento do polegar ou do indicador é sempre para frente e nunca para trás.


Outro detalhe importante é que não se deve usar a ponta dos dedos no tratamento reflexológico. Use aparte achatada e macia do indicador ou do polegar, senão a unha pode arranhar a pele do paciente.


Quanta pressão devo aplicar? Isso depende muito de sua intuição e dasensibilidade de cada paciente.


TÉCNICA PARA OS DEDOS


O movimento do dedo e do polegar é semelhante ao da taturana, deslocando-se aproximadamente 1,5 mm de cada vez e sempre para frente,nunca para trás.
Use a parte achatada do dedo e não a ponta, para não deixar a unha tocar a pele, a pressão deve ser firme, mas não exagerada a ponto de causar desconforto ou dor. Além do movimento sempre para frente do polegar ou indicador, existem duas outras técnicas: O gancho e a rotação.


Elas só devem ser usadas, no entanto,quando houver necessidade de estimulo extra .São três as áreas onde estas técnicas devem ser aplicadas:


1° usar a rotação no ponto de reflexo do rim, que pode estar inflamado devido à excessiva ingestão de cafeína, corantes ou aditivos.

2° Pode ser aplicada também nos pontos de reflexo dos olhos/ouvidos.

3° A técnica de gancho pode ser usada no ponto de reflexo da válvula ileocecal para aliviar todos os tipos de problemas intestinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário