quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Reflexologia e Dor de cabeça



Tratamento da cefaleia na reflexoterapia

Você já teve dor de cabeça? Estima-se que 78% das pessoas do mundo sofrem ou já sofreu deste mal. A dor de cabeça ou cefaleia tem diferentes causas. Existem, obviamente, causas orgânicas para a cefaleia, como resfriados, infecções dentárias ou auditivas, sinusite, problemas de visão ou tumores cerebrais, mas como diz o cardiologista brasileiro, Marco Aurélio Dias da Silva, e ele não é o único a dizer isso, as razões de ordem emocional, psicológica ou afetiva, predominam. A própria expressão “dor de cabeça” para o surgimento de um problema já sugere esta relação.

Estas dores de cabeça de fundo emocional podem ser divididas em cefaleias tensionais e vasculares, esta última conhecida também como enxaqueca.

A cefaleia tensional é causada pela tensão que os problemas do dia a dia provocam. A contração excessiva ou contínua dos músculos do couro cabeludo e dos poderosos músculos do pescoço que sustentam a cabeça leva a cefaleia. Todos nós convivemos com algum grau de tensão física ou emocional no nosso dia a dia, mas existem pessoas mais propensas a padecer cefaleias tensionais.

Enxaqueca é um tanto diferente. Na maioria dos casos a dor só atinge a metade da cabeça. Contrastando com a dor de cabeça de “tensão” a dor logo se torna latejante ou pulsante devido a sua origem ser principalmente as artérias distendidas demais fora do crânio. Há miúde, a sensação de náusea, ou outra perturbação digestiva, e a dor talvez seja tão intensa a ponto de interferir no trabalho e obrigar a pessoa a deitar-se. Esse estado anormal das artérias é desencadeado por substâncias químicas, como a serotonina. É interessante que a mesma serotonina tem um papel importante nos quadros depressivos, por isso admite-se que a enxaqueca possa ser uma forma mascarada de depressão.

Sendo a reflexologia podal uma terapia que busca o equilíbrio hormonal, o afastamento da ansiedade excessiva, o bem estar emocional e físico, tem se verificado bons resultados no tratamento tanto da cefaleia como da depressão através da reflexoterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário