sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O estresse e seus efeitos sobre a saúde




Muito já se escreveu e se falou sobre o estresse, moléstia de nossos tempos modernos, difícil continua sendo lidar com ele quando é excessivo. Lembremos que um pouco de estresse e de tensão tem seus benefícios, principalmente quando executamos um projeto ou um trabalho — serve de estímulo para melhorarmos o desempenho, aumentando nossa eficiência.
Quando o estresse não é bem controlado, então o efeito sobre o organismo a longo prazo é devastador.

Se o estresse persistir, todos os órgãos do corpo que fazem parte do mecanismo do estresse (o cérebro, o coração, os pulmões, os vasos sanguíneos e os músculos) ficam cronicamente desregulados podendo trabalhar além ou aquém do desejado. Com o tempo isso pode produzir danos físicos ou psicológicos.

É alarmante a longa lista de doenças relacionadas com o estresse: doenças cardíacas, derrame, distúrbios imunológicos e musculosqueléticos, câncer, diabetes, estafa, depressão e muitas outras. O preocupante é o modo nada saudável como muitos — especialmente os jovens — tentam lidar com o estresse. Uns recorrem a bebidas alcoólicas, outros a drogas, automedicação ou a agressividade torna-se sua válvula de escape.

Portanto é imperativo tomar medidas para lidar com o estresse, medidas que se incorporem na nossa rotina e nos ajudem a minimizar seus efeitos.

A reflexologia podal tem um efeito desintoxicante, tanto no plano físico como emocional. Ela é também relaxante. A través dos pontos reflexos no pé é possível relaxar músculos e órgãos, promovendo o equilíbrio de todo o organismo. Se a sua rotina é estressante e você não pode mudar isso, faça uma sessão de reflexologia podal semanalmente e desfrute de maior saúde física e emocional.

Além disso não posso deixar de mencionar os grandes benefícios da atividade física. Escolha uma atividade do seu agrado e incorpore ela também a sua rotina.
Saúde é qualidade de vida. Marque a sua sessão de reflexologia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário