quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Reflexologia podal e o tratamento de glaucoma


Glaucoma — distúrbio que provoca perda da visão


FOCALIZE por um momento a última palavra dessa sentença. Sem mover os olhos, veja se consegue enxergar alguma coisa acima, abaixo ou dos lados deste artigo. É provável que você consiga, graças ao que é conhecido como visão periférica. Essa habilidade ajuda-o a não tropeçar nos objetos no chão e a evitar que bata contra as paredes quando caminha. No caso dos motoristas, a visão periférica pode alertá-los quando um pedestre desce do meio-fio.


Mas mesmo enquanto lê esta página, você pode estar perdendo sua visão periférica, lentamente — sem perceber. Estima-se que, em todo o mundo, 66 milhões de pessoas são afligidas por um grupo de doenças oftalmológicas conhecidas coletivamente como glaucoma. Desse número, mais de cinco milhões ficaram cegos, fazendo do glaucoma a terceira maior causa de cegueira permanente. “Até mesmo em países desenvolvidos, que têm programas de esclarecimento sobre o glaucoma, 50% dos doentes permanecem sem ser diagnosticados”, declara a revista médica The Lancet.

Quem corre risco de desenvolver o glaucoma?
O que é glaucoma?
No interior do olho, uma glândula chamada corpo ciliar bombeia um líquido, o humor aquoso, dos vasos sanguíneos para dentro do olho. “O humor aquoso circula [na câmara anterior do olho] bem fundo no olho, alimentando as estruturas visuais vivas e fluindo para a corrente sanguínea através de um tecido poroso parecido com uma peneira, chamado malha trabecular.”
Se essa malha ficar bloqueada ou comprimida por alguma razão, a pressão intra-ocular aumentará chegando a causar lesões nas delicadas fibras nervosas na parte posterior do olho.


Esse problema é chamado glaucoma de ângulo aberto e representa cerca de 90% de todos os casos da doença. Naturalmente existem outros tipos de glaucoma.
A pressão intraocular pode variar de hora em hora e é afetada por diversos fatores que incluem a frequência cardíaca, a quantidade de líquido que você ingere e a posição do corpo. Essas variações naturais não causam danos ao olho. A pressão intraocular elevada, por si só, não é sinal de glaucoma visto que a pressão “normal” varia de pessoa para pessoa. Mas pode ser um dos indicadores do distúrbio.

O Dr. Ivan Goldberg, um importante oftalmologista australiano, falou: “O glaucoma é chamado de ladrão furtivo da visão porque não apresenta nenhum sintoma. O tipo mais comum de glaucoma é lento e progressivo e, sem dar nenhum aviso, causa danos às fibras nervosas que ligam os olhos ao cérebro. Se os olhos lacrimejam ou não, se estão secos ou não, se você enxerga bem quando lê e escreve ou não, isso não tem nada a ver com o glaucoma. Você pode não sentir nada nos olhos e ainda assim estar com glaucoma sério.”

Seu risco de sofrer de glaucoma aumenta se:
● Tiver ascendência africana
● Alguém em sua família tiver glaucoma
● For diabético
● Tiver miopia
● Há muito tempo for usuário regular de cortisona/esteróides—usados em alguns cremes medicinais e em bombinhas para asma
● Já teve uma lesão ocular
● Tiver mais de 45 anos

Se você nunca fez um exame de glaucoma — e especialmente se você faz parte do grupo de risco — seria bom solicitar um exame ao seu médico.

Reflexologia podal e o tratamento de glaucoma
Um paciente que sofria de glaucoma, o qual ele acompanhava regularmente com um oftalmologista. O interessante foi que se observou uma diminuição da pressão intraocular depois de algumas sessões de reflexologia podal.

No pé tem pontos reflexos específicos que correspondem ao sistema nervoso e ao olho direito e esquerdos, que quando estimulados corretamente, informam ao cérebro onde ele precisa enviar agentes para corrigir os desequilíbrios. Assim a reflexologia podal contribui para a homeostase (equilíbrio) do organismo, contribuindo com a sua saúde, também no caso da pressão intraocular e glaucoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário