sábado, 1 de outubro de 2011

Pés segundo o Ayurveda

Para a medicina ayurvédica, os pés são um reflexo de como o nosso corpo – e cada biótipo (dosha) – também tem suas próprias características:

• Pés vata normalmente são mais compridos, com ossatura e dedos finos e desiguais e tortos. Os pés têm a tendência a ser frios, e a pele é mais seca. Quando estão em desarmonia, é muito comum que os vata tenham artrite ou artrose.

• Pés pitta são de tamanho e ossatura normais e os dedos são proporcionais ao tamanho dos pés; Pitta sente calor nos pés e, quando estão em desarmonia, podem ter ácido úrico.

• Pés kapha são grandes ou pequenos, dependendo do tamanho da pessoa, e são proporcionais ao tamanho dos dedos. Normalmente, os dedos são mais gordinhos e, quando estão em desarmonia, têm rachaduras que podem ser retiradas com pedra-pomes ou púmice (uma rocha vulcânica de muito baixa densidade).

O terapeuta ayurvédico Erick Schulz, diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala, explica que o cuidado com os pés deve ter a mesma importância com o que se tem com o resto do corpo, principalmente com a coluna vertebral (Meru Danda). “No dinacharya (rotina), é essencial, para se ter boa saúde, cuidados, como massagens com óleos apropriados nos pés.

Procure sempre realizar uma massagem dando bastante ênfase na sola, no calcanhar e nos dedos dos pés, puxando- os e torcendo como se estivéssemos tirando um anel”, ensina o terapeuta.

Para pessoas que andam muito, trabalham de pé o dia todo ou sentem muita dor nesta parte, Erick recomenda escalda-pés de acordo com o biótipo, três vezes por semana, utilizando ervas específicas e essências. “É muito bom sempre manter o pé nutrido e limpo. Caso a pessoa não goste de óleo vegetal, pode-se utilizar manteiga de cacau, ghi ou algum creme sem óleo mineral”, indica. Para pés mais kapha, em que a pele é mais grossa, pode-se utilizar algum pó de ervas para ajudar a massagear, como vacha ou gengibre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário