terça-feira, 25 de outubro de 2011

Fatoeres para uma boa saúde



Em cada célula existem agentes de manutenção da vida.Um destes agentes responsáveis pela absorção da energia nutridora (ATP) é amitocôndria a parte responsável da célula pela absorção desta energia. Podemos comparar a mitocôndria como a “indústria da célula”. Se a célula precisar de mais energia para efetuar melhor suas tarefas, a mitocôndria se divide e praticamente dobra a quantidade de absorção de energia. Se por algum impedimento aabsorção de energia ou nutrientes fica debilidade esta célula começa a ficar doente. Para que este mecanismo funcione adequadamente, dependemos do pleno funcionamento de outros sistemas:

1. Primeiro fator a ser considerado é se está havendo uma boa alimentação e conseqüentemente uma boa digestão.
2. Segundo fator, se está havendo uma boa respiração não só em caráter defuncionamento pulmonar bem como os agentes inspirados e expirados diariamente. São estes dois fatores responsáveis pela matéria prima do ATP.
3. Terceiro fator é se está havendo uma boa distribuição desta energia e da troca de gases. Isto é feito através de um bom funcionamento do sistema circulatório.
4. Quarto fator é uma boa comunicação do estado geral da célula com o centro de controle do corpo. Isto é feito através de transmissão neuronal ou nervosa que iniciou junto a célula através das terminações nervosas.
5. Quinto fator a ser considerado é, se está havendo um bom sistema de manutenção da célula, que envolve a retirada dos resíduos depositados nos intestinos celulares, papel este desempenhado pelo sistema linfático.


Considerando que um conjunto de células formam um tecido: células doentes formarão um tecido doente. Tecidos doentes formarão um órgão doente. Um conjunto de órgãos doentes formarão um aparelho ou sistema doente e assim teremos um individuo doente.

RESUMINDO

O que nos informou a situação original da doença ou patologia foi a princípio acélula. Nos interstícios celulares (espaços entre uma célula e outra), são encontrados vários reagentes responsáveis pela manutenção da vida; nutrientes para serem absorvidos ou impurezas que deverão ser eliminadas. Ao redor decada célula encontramos uma área denominada mazênquima. Nesta área ocorre então as trocas de substâncias pra a célula bem como oxigênio e nutrição atravésde veias e artérias. O responsável pela limpeza da área é o sistema linfático que com seus capilares iniciam seu trabalho nesta região, absorvendo impurezas e proteínas que por terem uma dimensão maior só poderia entrar no sistema linfático. Porém o que nos informa sobre todo este funcionamento, se precisa ser reparado algo, ou se há nutrição suficiente é a terminação nervosa. Esta terminação se comunica através de feixes nervosos levando a informação até o cérebro, onde começa uma série de reações, que posteriormente serão enviadas tanto às áreas afetada, bem como a outras partes do corpo os quais manifestarão os sintomas conhecidos por nós. Esta comunicação via neurônios (células dosistema nervoso responsáveis pela função de resposta ao estímulo recebido),permite, por exemplo, que ao encostarmos o braço em algo muito quente,imediatamente o tiramos do local, bem como, outros impulsos sensitivos comodores, mal estar, etc., que tem por finalidade informar-nos como está o nosso corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário