sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Contribuição para o moderno tratamento de saúde através dos pés


Coube a uma mulher, Eunice D. Ingham (1879-1974) as maiores descobertas para a reflexoterapia podal.

Eunice D. Ingham , ela mapeou os pontos reflexos dos pés seguindo as 10 Zonas propostas pelo Dr. Fitzgerald, assim estabelecendo um mapa seguro para cada parte reflexa do corpo humano nos pés. Com seu conhecimento e sensibilidade, os quais a ajudaram a desenvolver a Reflexoterapia, também pôde contribuir com dois maravilhosos livros;

HISTÓRIAS QUE OS PÉS PODEM CONTAR (1938)
E HISTÓRIAS QUE OS PÉS CONTARAM (1963), levando a um aprofundamento da REFLEXOTERAPIA PODAL muito além do tratamento de doenças.

No Brasil o seu desenvolvimento natural parece iniciar na década de 1980,quando passou a ser divulgada e praticada por pioneiros terapeutas.

ZONAS DE REFLEXOTERAPIA

Fazem parte destes estudos as técnicas de Auriculo-reflexologia (reflexo das orelhas), Quiro Reflexologia (reflexo das mãos) e Reflexologia Podal (reflexo dos pés), pois são regiões com alta concentração de plexos nervosos (i.e. parte do Sistema Nervoso), correspondentes ao corpo humano, embora não possamos afirmar que o alcance desta forma de terapia se deva tão somente ás funções do sistema nervoso.

Seu desenvolvimento demonstrou que há áreas e zonas de reflexo nos pés, mãos e pavilhão auricular que tem ligação com órgãos, sistemas e estados emocionais. São nestes “canais de energia” que esta terapia visa seu alcance, pois quando corretamente estimulados, enviam “mensagens corretivas” que passam a equilibrar e restabelecer a saúde global da pessoa.

A afirmação mais coerente em relação à Reflexoterapia, é que ela é uma forma de tratamento para a pessoa, e não contra sua doença ou sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário