quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Reflexologia podal para o alivio de enxaqueca tencional.


A prática tem mostrado que os pontos dos micros sistemas (pé) são extremamente reativos, sendo estimulados, eles reagem prontamente, proporcionado o equilíbrio e conseqüente alívio. O efeito benéfico deste tratamento se aplica a casos em que a doença se localiza em partes bem definidas do corpo, como fígado, estomago, joelho, coluna, cabeça, entre outros. Este método pode ser utilizado em qualquer tipo de dor física, como a enxaqueca, por exemplo, AGOSTINHO, 2007 relata que em 123 casos de dor de cabeça severa observados, 105 obtiveram total recuperação ou efeito marcante, 11 obtiveram uma melhora e apenas 7 não conseguiram resultados significantes. Então o grau de efetividade foi de 94,3%.Existem vários outros estudos científicos comprovando a efetividade do tratamento com acupuntura nas dores de cabeça.

Outro dado importante é que as enxaquecas são uma das causas mais importantes na diminuição da qualidade de vidas das pessoas, afastando-as do convívio social, profissional e até familiar. Sabe-se hoje que os portadores de enxaqueca faltam ao trabalho cerca de 12 dias a mais por ano que os não portadores desta doença, com implicações de custo social para as fontes pagadoras (PLANSERV 2007).

A enxaqueca é um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e substâncias denominadas peptídeos. Esse desequilíbrio resulta de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais, decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença, e também de uma predisposição genética. O resultado é uma série de sintomas, que podem ir muito além da dor de cabeça. Por sinal, existem casos de crises de enxaqueca sem, ou com muito pouca dor. Geralmente, porém, a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua intensidade, apesar de variável, na maioria dos casos é moderada a severa (GUYTON, 2002).

A dor pode ser latejante (pulsátil), em peso, ou uma sensação de "pressão para fora", como se a cabeça fosse explodir (GUYTON, 2002).

A localização da dor pode ser variável de crise para crise; raramente dói sempre no mesmo lugar. A dor pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça, inclusive na região dos dentes, dos seios da face e da nuca, dando origem à confusão com problemas dentários, de sinusite e de coluna (GUYTON, 2002).

Os demais sintomas da enxaqueca compreendem náuseas (enjôo), vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, depressão (mesmo fora das crises) e lacrimejamento. Um indivíduo não precisa apresentar todos estes sintomas para ter enxaqueca. Normalmente apresentam alguns deles, em graus variados. A duração de uma crise de enxaqueca é, tipicamente, de 3 horas a 3 dias, seguida de um período variável sem nenhuma dor (GUYTON, 2002).

A enxaqueca pode ser precedida por varias sensações prodrômicas, como, alteração do humor (euforia em alguns casos, depressão e irritabilidade em outros) e do apetite (vontade de comer doce, ou então perda de apetite), visão embaçada, visão dupla, escurecimento da visão (cegueira parcial) de um ou ambos os olhos, e sensação de estar vendo pontos brilhantes, como se fossem vaga-lumes. Entre outros sintomas estão incluídas diminuições da força muscular de um lado do corpo, formigamentos, tonturas, diarréia, podendo também ocorrer às manifestações visuais já descritas. Usualmente estas sensações começam 30 minutos à uma hora antes da cefaléia (GUYTON, 2002).

A freqüência da dor é muito variável, podendo ser desde uma vez na vida, até todos os dias, e até várias vezes ao dia, no caso da cefaléia em salvas.

Uma das hipóteses da causa das cefaléias da enxaqueca é que o sentimento ou tensão prolongada cause vasoespasmos reflexos de algumas das artérias da cabeça, inclusive das artérias que suprem o cérebro. Com isso ocorre uma elevação da pressão arterial, que irrita os tecidos intracranianos sensíveis á dor (por exemplo, as artérias e os seios faciais). A tensão muscular, por outro lado, irrita os nociceptores na parte posterior do pescoço e na mandíbula; a dor resultante é enviada á cabeça, ao longo dos nervos cervicais e cranianos (GUYTON, 2002).

Compreensivelmente, as causas subjacentes de tensão precisam ser abordadas de modo apropriado. A massagem é empregada por seu efeito benéfico de redução da ansiedade. A maior parte das técnicas de massagem na parte superior do ombro, pescoço, crânio e face podem induzir o relaxamento. Além disso, as técnicas de pontos gatilho são aplicadas a certos músculos. As tensões musculares com freqüência estão associadas a pontos gatilho que podem exacerbar-se ou, na verdade, iniciar a dor referida para o crânio. Os músculos mais comuns nos quais se encontram os pontos gatilho são: músculo esternocleidomastóideo, músculo esplênio da cabeça e do pescoço, músculo temporal, músculo trapézio e músculo elevador da escápula (GUYTON, 2002).

Durante um ataque de enxaqueca, a massagem na parte superior do corpo é contra indicada. Essa prevenção é tomada para evitar que a massagem aumenta o fluxo e, assim, o volume de artérias extracranianas já dilatadas, o que exacerbaria a enxaqueca. De qualquer modo, o paciente não permitiria o procedimento. A massagem também pode gerar uma onda súbita de sangue para as artérias intracranianas constritas, o que leva um aumento da pressão. Os nervos cranianos ainda podem estar irritados pelo influxo súbito de pressão. A massagem, contudo, é indicada entre os ataques, para fins de relaxamento. Ao melhorar a circulação sistêmica, a massagem também melhora o funcionamento orgânico e, com isso, promove ainda mais a eliminação de toxinas e outros materiais que possam causar os ataques de enxaqueca (CASSAR, 2001).

A reflexologia é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostas num arranjo similar ao dos pés. Fenômeno da representação microcósmica de partes do corpo em diferentes áreas do organismo também se manifesta na íris do olho, na orelha e nas mãos. Todavia, as áreas correspondentes dos pés são mais específicas, tornando mais fácil trabalhar com elas. A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Isso provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter uma saúde melhor (LEONEL, 2006).

O relaxamento é o primeiro passo da normalização. Quando o corpo está relaxado, a cura é possível. A massagem profissional dos pés vai mostrar quais partes do corpo estão fora de equilíbrio e, portanto não estão funcionando eficientemente. Pode-se então ministrar o tratamento apropriado para corrigir esses desequilíbrios e fazer o corpo retornar a um estado ótimo de saúde.

A massagem reflexa dos pés é útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças. Problemas de saúde podem ser detectados precocemente e o tratamento ministrado para prevenir o desenvolvimento de sintomas mais sérios.

A reflexologia pode ser considerada o equivalente a uma regulagem, um ajuste do corpo. O reflexologista não cura - somente o corpo é capaz de fazê-lo, mas a ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma superativa. Ela é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente. Como todos os sistemas do corpo intimamente relacionados, qualquer coisa que afete uma parte vai acabar afetando o todo. Numerosos terapeutas, após diversos anos de estudo e prática, concluíram que a técnica atua em diversos níveis: fisiológico, psicológico e espiritual (VAZ, 2007).

Esta terapia tem como objetivo corrigir os três fatores negativos implicados no processo das doenças: congestão, inflamação e tensão (Norman, 1991). Quando se fala em tensão, devemos lembrar que não se apresenta independente das emoções e sentimentos, ou seja, uma tensão também diz de uma parte psicológica a ser cuidada. Portanto a reflexologia é de grande auxílio nas psicoterapias trazendo material importante ao psicoterapeuta principalmente os de abordagem corporal e transpessoal (ALBERTO, 2003).

Nenhum comentário:

Postar um comentário