sábado, 6 de novembro de 2010

Reflexoterapia e Estresse


Estresse

O estresse é uma resposta do organismo frente a um “perigo” e está presente nos animais com a finalidade de preservação da espécie, como por exemplo, para fugir de um predador.

A necessidade de ajuste deixa o organismo preparado para “lutar ou fugir”, aumentando a pressão arterial e freqüência cardíaca, e contraindo músculos e vasos sanguíneos. Na natureza esta adaptação é necessária visto que o animal precisa tomar uma decisão rápida de defesa ou ataque.

Não precisamos nos defender de predadores, mas há muitas outras situações que disparam o gatilho do estresse, sejam elas externas ou internas, agudas ou crônicas, positivas ou negativas, como más condições de trabalho, dificuldades de relacionamentos, problemas financeiros, doenças, trânsito, falta de tempo, mudança de cidade entre outras.

O estresse, em excesso, pode ser prejudicial e causar desde dores pelo corpo e queda de cabelo até sintomas sérios como hipertensão e problemas no coração.

O fato do estresse afetar o organismo se deve ao íntimo relacionamento entre o sistema imunológico (defesa), sistema nervoso (controle) e sistema endócrino (hormonal). Por isso, fatores estressantes podem desequilibrar qualquer um desses sistemas levando à uma diversidade de sintomas, que varia de pessoa para pessoa.

Os principais sinais do estresse são:

- Diminuição do rendimento, erros e distrações na escola ou no trabalho.
- Insatisfação, irritabilidade, comportamento explosivo.
- Indecisão, piora na organização, adiamento e atrasos de tarefas, perda de prazos.
- Insônia, sono agitado, pesadelos.
- Falhas de concentração e memória.
- Coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga.
- Uso de finais de semana para colocar o serviço em dia, ao invés de relaxar.
- Diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas, sensação de monotonia.

Os sintomas e conseqüências do estresse são:

- Cansaço.
- Ganho ou perda de peso, má digestão, prisão de ventre e diarréia, gases, gastrites, úlceras.
- Baixa de resistência, infecções, gripes e outras viroses, por exemplo, Herpes.
- Pressão arterial alta, colesterol alto, arteriosclerose, acidente vascular cerebral, infarto, etc.
- Dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas.
- Bruxismo.
- Acne, pele envelhecida, olheiras, seborréia, queda de cabelos, unhas fracas.
- Diminuição de libido, impotência sexual.
- Tentativa de relaxar com álcool, nicotina, drogas e excesso de comida, causando outras complicações no organismo.
- Ansiedade.
- Depressão.

Reflexoterapia e estresse
A reflexoterapia é uma terapia complementar, com fundamentos na anatomia e fisiologia humana, que previne e trata desequilíbrios físicos, mentais e emocionais através de estímulos por pressões nas terminações nervosas em pontos ou regiões específicos dos pés ou mãos.

A Reflexoterapia tem uma resposta eficaz no tratamento do estresse.

É possível se livrar das dores nas costas, dores de cabeça, cansaço, insônia, prisão de ventre, má digestão e outros problemas provocados pelo estresse, através da desta técnica.

A avaliação das áreas reflexas, nos pés ou mãos, indica, de acordo com a necessidade do indivíduo, quais as regiões a serem massageadas. Possibilitando, assim, um tratamento para o alívio dos sintomas apresentados. Vale ressaltar, contudo, que esta forma de “diagnóstico” destina-se às partes em desequilíbrio do corpo, e não a doenças específicas.

O objetivo principal da reflexoterapia é o relaxamento, diminuindo assim a tensão física, emocional ou mental provocadas pelo estresse.

Outra função importante da reflexoterapia, para alívio do estresse, é a regulação do funcionamento do sistema endócrino, já que o estresse desequilibra este sistema e faz nosso corpo produzir hormônios em excesso, como adrenalina e cortisol.

A reflexoterapia estimula os mecanismos de cura que existem no interior de cada um de nós e permite a recuperação do equilíbrio e bem-estar.

Por fim, lembre-se: hábitos de vida saudáveis, como boa alimentação, ausência de álcool e fumo, sono regular, prática de exercícios físicos, respiração adequada e uma vida emocional equilibrada estão diretamente ligadas ao controle do estresse e fazem parte de um contexto amplo e verdadeiro de saúde integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário