domingo, 7 de novembro de 2010

Reflexologia Científica


“São nossos pés que nos sustentam...
Assim como arvores tem raízes, as nossas são nossos pés,
São estes que nos levam onde queremos chegar
Pois uma longa jornada sempre se começa com um primeiro passo.
Quanto tempo durará, nossa maior incógnita...”

“Os melhores vinhos são os feitos com os pés...de incomparável sabor!”
Sandro Pedrol

O termo Reflexologia vem do termo grego (logia) , isto é, estudo dos reflexos,ciência que estuda os efeitos reflexos no organismo humano. As pesquisas científicas no início do século XX realizadas por Ivan Petrovitch Pavlov (1849-1936) e seus companheiros na Rússia, foram importantíssimas para as descobertas da influência dos estímulos e respostas condicionadas nos organismos, assim ficando estabelecidas como todos os seres vivos se adaptam no mundo que os cercam, e no caso do ser humano como estabelece um sistema de sinais (linguagem simbólica), que indicavam que o ser humano age e reage segundo padrões aprendidos em seu meio de vivência, como também pelo seu próprio experenciar.

Segundo estas pesquisas, o comportamento são reações observáveis, que podem ser captadas também por instrumentos, como no caso de reações musculares, glandulares (i.e hormonais) e neurológicas, pois há regiões do cérebro específicas para determinadas funções, assim, muito embora a palavra REFLEXOLOGIA não seja sempre mencionada, ela está na base de muitas pesquisas científicas atuais, e até mesmo de exames simples e rotineiros pelos quais passamos.

É óbvio que os cientistas russos não pensavam em “Reflexologia” nos termos atuais, mas há uma clara a relação entre a Reflexologia Russa e a Reflexoterapia proposta , pois ambas trabalham debaixo da regra Estímulo-Resposta (E-R) e seus efeitos, e ambas tem por objetivo tanto as reações no organismo provocadas pelos estímulos, bem como em estabelecer um “meio” de equilibrar todo o organismo e suas funções vitais. “ Podemos analisar os fenômenos da adaptação em suas formas simples, apoiando-nos sobre os fatos objetivos... Que razão teríamos para mudar de procedimento quanto ao estudo das adaptações numa ordem mais elevada ?” I.P. PAVLOV

A Reflexoterapia traz diversos benefícios para a saúde e qualidade de vida da pessoa tratada, tanto aplicada isoladamente, bem como na potencialização de outros métodos convencionais ou ortodoxos de tratamento, pois é capaz de restabelecer a harmonia no funcionamento global do organismo, estimulando recursos que todo ser vivo traz dentro de si, que é a capacidade de auto-regulação e auto-regeneração (homeoestase), trazendo com isto um equilíbrio geral da saúde.

Texto:Sandro Pedrol

Nenhum comentário:

Postar um comentário