segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Reflexologia Terapêutica


Em Reflexologia Terapêutica não trabalhamos apenas nos reflexos porque consideramos que estes estejam somente conectados ao sistema nervoso. Trabalhamos com áreas que “refletem” o “macro cosmo” da pessoa num “micro cosmo”, os pés, mãos ou orelhas. Entretanto nós denominamos estas de Zonas de Reflexo ou abreviada de: Zona ou Área.

Características das Zonas Anormais Mais e mais dos denominados “microssistemas” tem sido descobertos no ultimo século. O formato de uma pessoa sentada verticalmente é facilmente reconhecida nos pés, e é provavelmente a forma mais bem conhecida.



Os microssistemas não são reconhecidas numa pessoa saudável, assim como uma pessoa saudável não pode sentir a posição dos órgãos no corpo. Todavia, em tempos de desconforto ou distúrbios, os órgãos e sistemas in situ e seus microssistemas também podem ser reconhecidos por:

- Por dores locais, variando em intensidade e qualidade;
- Por sinais específicos do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) e
- posteriormente, com a prática e boa observação, pela palpação.

Sensação de dor
Nós devemos lembrar: A dor não é nossa inimiga que devemos lutar contra, pois ela é necessária à vida. Nós temos que aprender a ouvir o que esta quer nos dizer. A dor, não importa onde quer que apareça, no nível físico ou emocional, sempre significa que há uma necessidade de mudar algo. Na RT, a dor mostra o caminho para o tratamento. Sempre trabalhamos com a dor do cliente, mas nunca contra esta.

Muitos reagem aos estímulos nas zonas com disturbios (doloridas), com sinais verbais ou de maneira muito pessoal relacionada a dor experenciada. Estes clientes devem ser encorajados a expressar seus sentimentos livremente. Assim, estes sinais podem ajudar os iniciantes a não violar os limites pessoais, concernente a dosagem apropriada de pressão durante o tratamento.

Sinais audíveis: Exclamações repentinas, suspiros ou um riso embaraçado.

38 Sinais visíveis: Lábios pressionados, testa enrugada, movimentos rápidos das sobrancelhas. Gestos expressando incomodo, dor ou desconforto.
Tensão em vários grupos musculares ou na pessoa toda. Entretanto, deve se ter cuidado em não subestimar a dor sentida ou expressada pela pessoa, mas preste muita atenção, senão, mais que o normal aos sinais "silenciosos“ do SNA. Inicialmente a dor nas zonas de reflexo é um indicador suficiente para alterar a dosagem da pressão. Atualmente, entretanto, sinais normais de dor são quase sempre mascarados por medicamentos ou outras influências. Portanto, evitamos estímulos fortes demais, que são desnecessários,mas quanto a importância dos sinais do SNA deve ser fortemente enfatizada.

Irritação do SNA

Alguns clientes mostram também um SNA irritado e super ativo antes de ser tratado.Um dos sinais mais comuns são o suor das mãos. A irritação do SNA também pode ser causada por pressões rudes, rápidas ou fortes demais em certas zonas de reflexo, durante a sessão terapêutica. Isto sinaliza a necessidade de mudarmos o modo de estimularmos estas áreas, mesmo se elas estiverem sem dor (ex. Pessoa usando antiinflamatórios, psicotrópicos, ansiolíticos, pílulas pra dormir etc.).

Sinais de um SNA irritado pedindo por uma dosagem correta de estímulo/pressão:

Transpiração rápida e profusa das palmas das mãos, transpiração em outras partes no corpo pessoa.

Mudanças óbvias e espontaneas em:

- frequência do pulso, mais em direção da taquicardia
- Face: muito branca ou muito vermelha
- Temperatura corporal: Muito quente, muito frio e tremores persistentes.
- Aumento de saliva ou mesmo diminuição.
- Ritmo respiratório – pouco e muito superficial, às vezes estagnado.
- Nausea, provinda dos órgãos digestivos ou da circulação sanguínea
(raramente!).

Reações inesperadas no nível emocional como uma inquietação pessoal, medo, desconcentração, raiva, e choro sem motivos aparentes.
Uma forte sensação de frio ou vibrações e tremores.

Palpação

Nós podemos testar nossas qualidades táteis, de modo a reconhecer as zonas anormais por mudanças no tônus do tecido e/ou temperatura local. Neste estágio nós não dependemos somente das reações do paciente para reconhecer os limites da dosagem correta. Para adquirir esta destreza, a empatia e um interesse no trabalho são requisitos básicos, também uma certa quantidade de prática.

A dosagem apropriada

Cada sessão representa uma relação muito pessoal entre duas pessoas.
Ambos tem seus modos muito pessoais de aproximação durante o tempo de tratamento. A dosagem apropriada é de crucial significancia para o resultado do tratamento e demanda de uma cuidadosa observação das reações do cliente durante o tratamento, e um empático entendimento da situação atual da pessoa. Acima de tudo: Não deve ser somente a boa vontade da pessoa para cooperar com o Terapeuta, que deve determinar a dosagem correta; é preferível que o terapeuta deva estar bem familiarizado com as regras profissionais para tratar eficientemente o paciente.

Como lidar com as irritações do SNA e reações fortes durante o tratamento

- Oferecer pressões de harmonização antes, durante e/ou depois do tratamento.
- reduzir a intensidade e velocidade do impulso terapêutico, e encurtamos a sessão.
- Quando o cliente mostra sinais de reações fortes, não importa se foi a dor ou sinais do SNA, é preferível para ambos que o terapeuta reestabeleça sua propria tranquilidade, postura e ritmo respiratório e/ou
- simplismente tocar a região irritada nos pés do paciente gentilmente e calmamente com as mãos, por um curto espaço de tempo. Isto já é o suficiente em si mesmo.
- oferecer uma bebida quente, uma bolsa de água quente ou uma coberta para manter a pessoa aquecida quando for necessario.
- estar conectados com a capacidade de auto regeneração do cliente e não com sua irritação ou medo.
- A fase de repouso (pelo menos 15 a 20 min.) após o tratamento é de grande importancia e valor, recomende sempre isto ao seu cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário