quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Introduçãoà reflexoterapia


Ao procurarmos restabelecer o equilíbrio do organismo, sempre temos de lembrar que ao tocar os pontos reflexos, não basta apenas pressionar o ponto reflexo do órgão com mau funcionamento, mas sim com um conjunto de áreas e pontos, que influenciam o funcionamento de determinado órgão e as emoções refletidas ali, assim o terapeuta em questão, não estará se preocupando apenas com o sintoma que afeta o órgão, mas sim com o conjunto reflexo desequilibrado da pessoa . Fragmento de epiderme com terminações nervosas livres (t.n.l) Parte da terapia de reflexo tem ação direta aqui.

Ao tocarmos os pontos e áreas nos pés, mãos ou orelhas, podemos utilizar ambas as mãos em especial os polegares ou instrumentos próprios de estimulação,deslizando e parando sobre as zonas reflexas em desequilibrio.


QUANTO TEMPO ESTIMULAR OS PONTOS

Sempre ao tratarmos uma pessoa, temos de lembrar que cada um tem um limite a ser descoberto e respeitado em relação a dor, causadas pelos estímulos durante a sessão Reflexoterapia. O Terapeuta respeitará os limites de cada pessoa, sendo que um estímulo não precisa se prolongar mais do que alguns segundos (em geral aproximadamente 12 segundos), aqui é importante lembrar que a “dose faz o veneno!”, se ultrapassarmos tempo demais ou um estímulo (i.e. toque) muito forte, o organismo tratado poderá ter reações exacerbadas além do necessário, assim o Terapeuta estará de todo atento a este fato, pois observará que ao retornar ao mesmo ponto após uma série de estímulos em ambas as áreas de reflexo nos dois pés que estamos trabalhando, notaremos que a dor ali diminuiu, indicando um processo de auto-regulação, e até que se alcance o equilíbrio almejado, que é sentida ao tocarmos as áreas e pontos , onde estas zonas gradualmente vão ficando menos sensíveis, isto é,não serão doloridos aos estímulos dados pelo terapeuta. Geralmente este processo acontece em cerca de 6 a 12 sessões iniciais, sendo que , tais sessões são realizadas 1 vez por semana, com um tempo aproximado de 45 minutos cada sessão terapêutica, não ultrapassando 1 hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário