sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Estudos sobre reflexologia


A reflexologia é um procedimento muito aceito entre os terapeutas holísticos. Além disso, massagear os pés é uma técnica que requer estudos específicos e anos de prática. Proferir que apertar este ou aquele ponto faz de alguém um reflexologista é o mesmo que colocar agulhas em pontos dolorosos do corpo aleatoriamente e dizer que é um acupunturista. Assim sendo vamos apreciar um pouco sobre esta técnica que tem ajudado muitas pessoas há milhares de anos. (ALBERTO, et al, 2003)

A origem da Reflexologia ou da terapia por zonas, como se chamava, ainda é um mistério. O Dr. William Fitzgerald diz no seu livro Zone 11 Jerapy que "a forma de tratamento por meio dos pontos de pressão já era conhecida na Índia e na China há mais de 2000 anos. Porém, este conhecimento parece ter-se perdido ou esquecido há muito tempo. Talvez fosse posto de lado em favor da acupuntura, que surgiu como um rebento mais forte da mesma raiz". Entretanto, esta suposição não se comprova, este conhecimento está preservado na China na massagem Tui Na, na Índia pela massagem Ayurveda, e no Japão pelo Shiatsu.( LIDELL, 2002)

Outra suposição é a de que teve origem no Egito, pois a, mais antiga documentação que se tem notícia é proveniente deste local. Eles eram grandes estudantes do corpo humano. Isto ficou registrado pelos artistas da época nas inscrições dos túmulos e nos murais dos médicos.Isto é sugerido por um desenho encontrado num túmulo egípcio com data de 2330 a.C. Este desenho mostra quatro pessoas, uma delas sendo tratada com uma massagem aos pés, e uma outra, com uma massagem às mãos (LIDELL, 2002).

Outros atribuem a sua origem aos Incas, povo pertencente a uma civilização peruana muito antiga, remontando, possivelmente a 3000 a.C. Diz-se que estes passaram o conhecimento da terapia por zonas aos índios norte-americanos, que ainda hoje usam esta forma de tratamento (LIDELL, 2002).

Depois disso os monges budistas provenientes da Índia trouxeram para a China os seus conhecimentos de "observação dos pés e tratamento dos nervos do pé" (LIDELL, 2002).

Na Europa do Séc. XV uma forma de REFLEXOLOGIA era praticada. Era a chamada "terapia de zonas", que visava ao alívio da dor e do cansaço através de pressão aplicada em zonas do corpo (ALBERTO, et.al, 2003)

Trazida da Alemanha por uma equipe de médicos nortes americanos, liderados pelo Dr. Willian FITZGERALD, a REFLEXOLOGIA chegou aos Estados Unidos no começo do século e em 1913 já era usada em Hospitais como Boston City Hospital, Saint Francis, Connecticut e Hartford. Com surpreendentes resultados, os estudos continuaram a ser feitos na relação reflexa dos pés divididos em dez zonas (5 em cada pé ) e transferindo-as a todo o corpo humano, denominando assim esta técnica de ZONOTERAPIA. Esta técnica difere um pouco do que conhecemos como reflexologia, pois só se trabalha nestas dez zonas com movimentos dos dedos semelhante aos movimentos de “minhocas”, buscando um relaxamento interno e assim aliviando os órgãos de tensões (VAZ, 2007).

Então com conhecimentos de fisiologia e anatomia humana foram dando mais atenção a órgãos, sistemas e aparelhos, bem como suas ligações entre si. Estímulos maiores começaram a ser dados em pontos específicos com uma visão fisiológica (ocidental) e não filosófica (como no caso da visão oriental). Assim formaram-se escolas nos Estados Unidos que formaram vários alunos que se espalharam pelo mundo e continuaram estes trabalhos não só com o atendimento, mas também através de cursos com duração de dois anos no Instituto Conaras do Paraguai. (VAZ, 2007).

A reflexologia atualmente é conhecida e utilizada em mais de 20 países representados por suas associações . No Brasil, foi criada pelo professor Érik Motta Pereira e seu aluno Osni Tadeu Lourenço; a Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias Afins (ABRT ).

Estudos realizados a mais de 4 anos na Associação Brasileira de reflexologia direcionaram não só os estudos como também a conduta terapêutica numa visão moderna segundo padrões do presente, científicos. Porém gostaria de salientar o respeito que temos por todas as formas de terapias tradicionais dadas a sua funcionalidade. A tese da fisiologia da reflexologia moderna esta baseada no Sistema nervoso central - simpático e parassimpático e mecanismo do ATP (trifosfato de adenosina - energia nutridora) foi desenvolvida por Osni Tadeu Lourenço em parceria, com o prof. Erik Motta Pereira, onde explica que a reflexologia difere em vários aspectos da medicina tradicional chinesa principalmente na sua fisiologia (VAZ, 2007).

Segundo os estudos realizados por LOURENÇO, 2007, explica a fisiologia da reflexologia, por meio de canais aferentes e eferentes os órgãos se comunicam com o cérebro via sistema nervoso central através da medula espinhal e tais terminações são distribuídos a varias partes deste. As terminações nervosas que comunicam a funcionalidade do órgão também chegam a uma parte do cérebro localizada na porção média superior área esta onde encontramos a região correspondente aos pés. Uma vez codificadas estas informações, o cérebro envia e recebe mensagens dos próprios pés através dos canais aferentes e eferentes correspondentes dizendo que o órgão não esta bem e precisa de estímulos para poder funcionar melhor. Os estímulos são dados através de pressão nas terminações nervosas ou com a ajuda de aparelhos de eletroestimulação ou objetos próprios para a reflexologia. Estas terminações nervosas não se limitam à informação física da saúde do paciente, mas também informa e corrige distúrbios emocionais os quais devem ser trabalhados juntamente com os estímulos dos órgãos físicos afetados, respeitando sempre o mecanismo de cada doença a ser tratada.

De acordo com os conceitos orientais, as doenças que aparecem no corpo humano estão puramente relacionadas aos desequilíbrios das forças (energia) que agem neles. A reflexologia promove o alívio da doença, proporcionando equilíbrio e harmonia destas forças no corpo (LIDELL, 2002).

A reflexologia é um tratamento físico no qual você estimula áreas nas mãos, pés ou dedos, que refletem os órgãos internos, as articulações, etc. A técnica funciona baseada no precipício de que estas áreas estão em interação permanente com o corpo todo (Fritz, 2002).

Se uma parte do corpo está em desequilíbrio (doente), sua área de projeção no micro sistema também vai revelar esse desequilíbrio, mostrando sinais na pele ou dor aguda ao toque no ponto este correspondente (Fritz, 2002).



Referencial teórico.

ALBERTO, Carlos et.al. Reflexologia: Conhecendo melhor esta técnica. Fisioweb: publicado em 14 de março de 2003. disponível em www.fisioweeb.com.br, acessado em 09/04/2007;

DOMENICO, Giovane, WOOD,C. Elizabeth. Técnicas de Massagem de Beard. 4ª ed. Manole, Baurueri - SP ,1998;

INITZ, Sandy. Fundamentos da Massagem Terapêutica. 1 ª ed. Manole, Baurueri - SP, 2002;

KUNZ, Kevin, KUNZ, Bárbara, Reflexologia como restabelecer o equilíbrio energético, 14ª ed. Pensamento, São Paulo - SP,

VENNELLS, David, o que é reflexologia, 1ª ed. Nova Era, Rio de janeiro - RJ, 2003;

Nenhum comentário:

Postar um comentário